O medo do dentista e dos tratamentos em clínicas dentárias

Os adultos têm geralmente um má recordação dos tratamentos dentários feitos por dentistas à muitos anos atrás. Recordam-se do ruído fininho e irritante da broca. Muitas vezes transmitem às crianças o medo que sentiram quando fizeram tratamentos em clínicas dentárias à muitos anos atrás.

Não tenha medo do dentista e dos tratamentos dentários

Hoje em dia, a realidade é muito diferente. A medicina dentária evoluiu muito. As técnicas e os aparelhos também evoluíram. A abordagem do profissional de saúde também é completamente diferente. A preparação é mais direccionada do ponto de vista psicológico. A broca é quase silenciosa. Muitos dentistas estão vocacionados para o tratamento em crianças; a especialidade da medicina dentária que trata as crianças chama-se odontopediatria.

Os pais preocupam-se cada vez mais com a ida dos seus filhos a clínicas dentárias. Muitas vezes levam os filhos apenas para consultas de prevenção antes de aparecerem as primeiras queixas.

Os pais e avós, eles próprios, devem dominar a ansiedade e os antigos medos. Devem referir-se ao dentista como um amigo. As palavras dor e dói são proibidas. As palavras devem ser positivas e simpáticas.

A compreensão, ternura e bom senso são o melhor remédio para uma ida ao dentista.

No comments yet.

Deixe um comentário

*