5 formas para você falar (e dominar) o inglês

Saiba como dominar o inglês e ter esse idioma na ponta da língua!

Saiba como dominar o inglês e ter esse idioma na ponta da língua!

Hoje em dia, com o mundo cada vez mais globalizado, a língua inglesa tem ganhado uma importância estratosférica na vida de qualquer pessoa. A língua franca do mundo é fundamental para a carreira, para o turismo, para você se relacionar com pessoas dos quatro cantos do globo terrestre e até mesmo para você se divertir e se enriquecer culturalmente, já que muitos produtos da indústria de entretenimento são feitos em inglês.

Não à toa, as pessoas têm buscado formas diferenciadas para dominar essa língua tão essencial. Hoje em dia, fazer só algumas aulas numa escola de idiomas não basta, já que, tal como qualquer outra língua, o inglês precisa ser exercitado no cotidiano, sem as regrinhas gramaticais ou os limites que o ensino formal impõe. Mais precisamente, as pessoas precisam conhecer seu uso popular, como ele se desenvolve na boca das pessoas e no dia a dia de qualquer segmento ou esfera da sociedade.

Confira a seguir cinco dicas para você aprender essa língua da melhor forma possível, dominando-a por total. Há desde opções de cursos de inglês no exterior até usar (e abusar) da Internet. Escolha a sua e bora falar a língua do mundo!

 

Aplicativos bacanas

Abuse dos apps de celular e tenha em mãos jogos, exercícios e dicionários para melhorar o inglês!

Abuse dos apps de celular e tenha em mãos jogos, exercícios e dicionários para melhorar o inglês!

Pegue seu celular e aproveite as tecnologias que esse dispositivo tem para deslanchar no inglês. Basta baixar aplicativos nas lojas de apps dos principais sistemas operacionais do mercado. Um deles pode ser o Duolingo, em que você se diverte aprendendo e aprende se divertindo. Nele, você precisa passar por uma espécie de jogo onde há várias fases com perguntas importantíssimas do inglês, aumentando o nível de dificuldade gradualmente. Disponível para celulares com Android, iOS e sistema Windows, ele ainda explica cada resposta e ensina a pronúncia correta de palavras.

Aos que desejam aumentar o vocabulário, outro aplicativo muito interessante é o Lingua.ly, que tem um banco de palavras para você conhecer e usar no dia a dia. Mas, como é difícil memorizar coisas novas rapidamente, o legal e o grande diferencial do Lingua.ly é que ele tem um modo de treino, onde você passa por testes para gravar essas palavras no seu cérebro. Show de bola, não é?

E, por fim, um aplicativo fundamental é o Phrasalstein Phone, que é especializado num dos principais problemas da língua inglesa – as phrasal verbs, isto é, um conjuntinho de palavras que tem um único significado e, assim, confunde principalmente os nativos do português. No caso, o app traz ilustrações e animações bastante lúdicas sobre o que significa cada phrasal verb, facilitando sua memorização e seu pleno entendimento.

 

Sites também ajudam!

Os aplicativos já são ótimos, mas imagina ter uma “escola” virtual no seu computador. Por isso, abuse dos sites, que trazem a vantagem de serem gratuitos e ainda interativos e muito mais práticos que as aulas convencionais de inglês. Um desses sites pode ser o ESLpoint.com, que conta com inúmeras matérias divididas entre diversos graus de dificuldade. Você pode aprender desde o começo e inclusive aprimorar o seu inglês com esse site, que foi todo organizado por professores.

Já o EnglishForum.com é um espaço de exercícios, contando com diversos joguinhos interativos para você treinar seus conhecimentos. Há ainda um dicionário para você conferir alguma palavra, livros e dicas para você se dar bem no idioma.

E, por fim, que tal usar o Livemocha? Trata-se de uma rede social de ensino da língua inglesa, em que alunos do mundo todo podem conversar entre si e trocar experiências e conhecimentos. Ali também há cursos completos de inglês e exercícios para você desafiar seus amigos e testar suas capacidades. Tudo muito interativo e divertido!

 

Palavras cruzadas in English

Seu celular está sem bateria, você está no trânsito e ainda quer aprender o inglês no caminho para sua casa ou para o trabalho? A dica é comprar uma palavra-cruzada em inglês, algo muito bacana que diversas editoras têm investido para estimular o enraizamento do vocabulário nos estudantes brasileiros. Uma dessas editoras é a Coquetel, que é especializada em livrinhos de palavras-cruzadas e tem diversos modelos em inglês disponíveis nas bancas de todo o país. Há desde modelos fáceis até os mais difíceis e cabeludos, com direito a palavras-cruzadas convencionais, silábicas e até temáticas!

 

Viaje e faça um curso fora

Faça um curso de inglês no exterior e use esse idioma no cotidiano, treinando-o em vários lugares e situações!

Faça um curso de inglês no exterior e use esse idioma no cotidiano, treinando-o em vários lugares e situações!

Outra dica é para quem realmente deseja fazer uma imersão completa no inglês. Mesmo que os apps, as palavras-cruzadas e os sites ajudem bastante, nada é mais positivo ou benéfico do que fazer um curso de inglês no exterior, mais precisamente em algum país anglófono. Afinal, lá você não só vai ter contato com gente do mundo todo – que também quer dominar a língua inglesa –, como ainda vai ter que usar esse idioma no trânsito, no restaurante, no supermercado, na padaria, nas lojas… ou seja, você não vai apenas estudar, mas vai descobrir como é viver como um nativo de inglês!

A recomendação é que você reflita bastante sobre o intercâmbio, principalmente no que tange a sua duração, ao destino e à modalidade. Afinal, há diversos tipos de curso – tanto para adolescentes quanto até para negócios e profissões específicas. Além disso, existem países onde é permitido você trabalhar em meio-período enquanto estuda, o chamado intercâmbio study & work. Logo, consulte uma agência e esclareça qualquer dúvida a respeito dessa possibilidade, que exige muito planejamento e organização.

 

Converse com gente de fora!

E, por fim, depois que você fizer e seguir todas essas dicas, o legal é conversar com gente de fora e buscar exercitar o inglês oral por pelo menos duas ou três vezes por semana. Busque por aplicativos, mídias sociais e sites de relacionamento, afim de unir o útil ao agradável – ao mesmo tempo em que você treinará seu inglês, você também vai conhecer novas pessoas e expandir seu círculo social!

Assim, não faltam meios para você ter o inglês na ponta da língua. Basta ter força de vontade e determinação, para dominar o idioma que é a cara do mundo globalizado!

No comments yet.

Deixe um comentário

*