A legalização das drogas pode nos salvar da violência?

O tráfico de drogas alcançou tamanho poder nos últimos anos que passou a ser chamado poder paralelo por muitos veículos de imprensa. Os problemas que as drogas causam a sociedade de maneira direta são muitos, e a maioria de nós já os conhece. Porém os problemas secundários são, todavia ainda mais significativos e afetam nossa vida diária de maneira altamente relevante. A violência em grande parte pode ser considerada um problema secundário das drogas e do tráfico, por exemplo.drugs

Atualmente um assunto que vem sendo colocado em pauta com certa frequência, diz respeito a que políticas deveriam ser adotadas, ou não, para conter esse denominado poder paralelo, ou pelo menos limitar sua influencia e raios de ação.Existem especialistas que defendem a legalização das drogas no Brasil como uma opção de retirar do trafico uma parcela significativa de seu poder, outros pensam que isso pode ser um passo sem volta atrás para toda a sociedade civil brasileira. Um desses especialistas, contrário a essas políticas, o professor de Direito Penal Raul Nepomuceno da Universidade Federal do Ceara, recentemente fez duras criticas a legislação brasileira e afirmou que alguns trechos da lei são bastante contraditórios, como por exemplo: Esta legislação aumentou a repressão contra quem é acusado de tráfico, o que é uma contradição, porque então vou diminuir a repressão ao usuário se isso vai aumentar a demanda por drogas?

O professor declarou também que uma possível legalização da maconha deveria ser um caso friamente analisado pelas autoridades brasileiras, pois segundo ele as condições do país não são semelhantes a países que adotaram essas políticas recentemente.

Por outro lado o delegado Orlando Zaccone questionou o atual modelo de combate as drogas no Brasil e afirmou a necessidade de novas políticas para tratar o assunto.

No comments yet.

Deixe um comentário

*