A profissão versátil dos advogados

advogadosMesmo que hoje qualquer pessoa saiba as funções básicas de um advogado, há estigmas e rótulos em torno dessa profissão. E o grande problema é que nem todos conhecem advogados pessoalmente, sendo que o conceito que a maioria da população tem deles é o que a mídia noticia com relação a coisas boas ou ruins, sem divisão sensata entre essas duas.

Profissional versátil

O advogado nada mais é do que uma pessoa que se tornou bacharel em direito, concluindo com aproveitamento o seu curso de formação. Mas para exercer a sua profissão na representação de pessoas físicas ou jurídicas em juízo (função também chamada de jus postulandi), esses bacharéis devem ser autorizados por instituições específicas de cada país.

No caso do Brasil, sabemos que essa instituição é a Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, que aplica uma prova aos bacharéis sobre os conhecimentos adquiridos no curso superior para testar a sua condição para exercer com eficiência essa função tão importante. Os que são finalmente aprovados nesse teste (que reprova grande parte dos candidatos inscritos) são chamados definitivamente de advogados, tendo pleno direito de exercer qualquer das funções que a sua profissão lhe permite.

Os advogados possuem uma responsabilidade maior do que muitas profissões comuns que encontramos por aí. Isso porque a sua função não é apenas uma profissão, sendo considerada como um encargo público que compõe um dos elementos fundamentais da administração democrática do poder judiciário do seu país, sendo assim de grande utilidade pública. O advogado  pode atuar em diferentes funções ao longo da sua carreira, sendo mais ou menos solicitado pelos interesses públicos ou particulares em cada uma delas. Essas funções podem ser de assessoria jurídica, consultoria jurídica, procuradoria jurídica, auditoria jurídica, controladoria jurídica, planejamento jurídico e ensino jurídico.

O advogado é presente na vida das pessoas de forma direta e indireta, sendo que mesmo que não seja em representação legal de uma pessoa, ela poderá entrar em contato com esse profissional através de uma consultoria jurídica de uma empresa ou em alguma outra função indireta que esse profissional esteja atuando no seio da sociedade. Ou seja, estamos de uma forma ou outra ligados à presença e ao trabalho desse profissional, que para tanto deve estar muito bem preparado para assumir as suas funções, já que quase sempre será muito exigido por que quer que o consulte ou o contrate.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*