Características de cabos de aço

É comum a utilização de cabo de aço na construção civil, aeroportos, sistema portuário e toda vez que é necessário fazer a elevação de qualquer que seja a carga. Cabos de aço é um termo popular e um produto aplicado em diferentes setores.

Há vários modelos de cabos de aço, um tipo diferente para atender cada setor e atividade. Alguns carecem de mais flexibilidade, outros necessitam de uma quantidade maior de pernas. Evidenciando que é importante que todos tenham segurança garantida.

Conforme a quantidade de arames e fios envolvidos, a estrutura da perna tem um nome distinto. E cada composição tem seus próprios aspectos. Alguns deles são: Warrington, Seale, Filler.

Os modelos de cabos de aço possuem números de pernas diferentes, dependendo da quantidade de fios de arames em volta da perna e um topo de alma. Geralmente a denominação da composição dos cabos de aço está presente no próprio nome, como, por exemplo, no cabo de aço 6x21F.

O tipo de torção é uma característica dos cabos de aço. Este tipo de torção apresenta nomes de acordo com as técnicas empregadas. Entre elas: a lang e a torção regular.

A alma dos cabos de aço, tanto pode ser uma alma de fibra, como uma alma de aço. O que diferencia essas almas é que a alma de aço atribui maior resistência à tração e ao amassamento , já a alma de fibra concede maior flexibilidade ao cabo de aço.

Há uma entidade que organiza os padrões técnicos nos Estados Unidos. No Brasil, na Europa, poucos países da América do Sul, obedecem as normas da Deutch Industrien Normem, com a intenção de manter a qualidade e a segurança dos cabos de aço.

Existem alguns termos que são utilizados sobre o produto e abreviação para estes termos. Os mais comuns são:

AFA: alma de fibra artificial;

ASA: American Standard Assossiation.

AACI: alma aço de cabo independente;

AA: Alma de aço;

AF: Alma de fibra

No comments yet.

Deixe uma resposta

*