Confira algumas técnicas infalíveis para melhorar o fluxo de caixa de sua empresa

fluxo de caixaUm dos grandes desafios do dia a dia de uma pequena ou média empresa é lidar com o sistema de abundância e de escassez. E não é algo voltado apenas aos fluxos de negócios, mas também para todos os fluxos de caixa das empresas. E por este motivo a seguir iremos dar algumas dicas bastante interessantes para que se possa melhorar bastante o fluxo de caixa existente nas pequenas empresas.

Procure faturar prontamente

Você que fica tão ocupado em tocar a empresa e ainda cumprir prazos que muitas vezes acaba não conseguindo encontrar tempo para faturar os clientes. Acredite, isto acontece bastante. Por este motivo se você ainda não implantou um sistema procure começar ou ainda atribuir um funcionário para começar a faturar todos os seus projetos de forma regular. Além de tudo isto ao aceitar projetos que sejam considerados como longos procure negociar de forma antecipada os pagamentos considerados regulares ao invés de deixar os montantes devidos se acumularem até uma conclusão dos contratos.

Procure sempre que possível criar diversos tipos de incentivos para que os clientes possam pagar mais rápido.

Muitas pequenas empresas poderão reduzir de forma bastante drástica o seu tempo de espera do pagamento oferecendo assim um bom desconto para um pagamento antecipado. Muitas pessoas já receberam faturas de fornecedores que ofereciam descontos de 1 a 2% para um pagamento em 10 dias, o que poderá fazer toda a diferença. E se tivesse mesmo que pagar a fatura em 30 dais certamente se poderia assinar logo um cheque para conseguir um bom desconto extra. Tudo isto é ótimo para os objetivos de negócios e ótimos para os fluxos de caixa também.

Evite os clientes que demoram para pagar ou ainda os que não pagam

Sem dúvida alguma a melhor alternativa de se evitar problemas de fluxo de caixa pela falta de recebimento de pagamento é nem fazer negócio com os tipos de cliente que não pagam ou ainda que demoram a pagar. Se você não tiver algum cliente em vista procure fazer o trabalho de casa antes. Procure sempre pedir referências de crédito e não esqueça de as conferir. Procure ainda entrar em contato com outras empresas que trabalham com o cliente, além disto uma boa ideia é se contratar serviços de verificação de crédito de organizações que poderão ter os serviços acessados em outros dispositivos.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*