Dermatite nas mãos: causas mais frequentes e remédios

A matéria de hoje é sobre a dermatite das mãos: quais as causas mais frequentes e soluções caseiras para tratar o problema. Irritação, inflamação, secura e até mesmo rachaduras ou fissuras são alguns dos sintomas de uma doença a que as mulheres são particularmente sensíveis, você quer saber por quê?

dermatite nas mãos

A dermatite das mãos é uma condição que causa descamação e vermelhidão da pele. Quais são as causas mais comuns de uma doença a que as mulheres são particularmente sensíveis? Quais são os melhores remédios disponíveis?

A Dermatite ou eczema das mãos manifesta-se com uma irritação da pele, inchaço, secura , descamação e, em casos graves, com o aparecimento de fissuras na pele. Esta situação provoca uma sensação de aperto da pele e até mesmo dor.

A dermatite da mão pode responder a um fator irritante (por fricção ou contacto da pele com uma substância irritante, tal como alguns produtos de limpeza), alérgica ou endógena (ligada a uma outra doença, tal como a psoríase, atopia). Estamos sobretudo a falar de uma doença da pele que pode ocorrer a qualquer momento, independentemente da idade.

Por que as mulheres são mais sensíveis? A resposta está no aumento da exposição das mãos a substâncias de todos os tipos, para executar as tarefas diárias, tais como produtos químicos, detergentes ou pesticidas. Da mesma forma, a pele das mãos é especialmente vulnerável a mudanças de temperatura, vento e frio. Vamos conhecer mais de perto quais as causas exactas da doença e que tipo de remédios podem ser útil para nós.

Dermatite nas mãos: Causas

A dermatite nas mãos, na maioria dos casos, é uma reacção alérgica a uma determinada substância, mas também pode ser simplesmente causada pela falta de cuidados com a pele específica. A pele das mãos não só é mais delicada, como também está mais exposta à ação de certas substâncias que podem secar e irritar a pele, favorecendo o aparecimento de dermatites.

Curiosamente, um dos nomes desta doença é dermatite irritativa da dona de casa, ocasionada pelo contacto contínuo com todos os tipos de ácido e produtos químicos (detergentes, produtos de limpeza, polidores, ceras, sabões …), e lavagem frequente com água a diferentes temperaturas.

Os sintomas de dermatite nas mãos são facilmente reconhecíveis: pele vermelha, propensa a descamação, prurido e formação de pequenas fissuras ou fendas, especialmente dolorosas na área dos dedos. Essas fissuras que podem ser bastante difíceis de curar.

Se notar algum destes sintomas não deve ignorar-los, e deve deslocar-se ao dermatologista para determinar a causa específica que provoca e aplicar o tratamento mais adequado.

Dermatite nas Mãos: Remédios

Mel é um excelente remédio natural para curar a dermatite

O primeiro passo será realizar testes de alergia para determinar a substância que provoca a alergia nas mãos. Neste caso, o melhor remédio será evitar a exposição ao alérgeno que provoca a alergia. Se o teste for negativo, então estamos diante de uma dermatite irritativa, para a qual ele devem ser adoptados um conjunto de comportamentos e hábitos preventivos.

Para ajudar a nossa pele a se recuperar, é melhor usar luvas de vinil (para evitar a borracha que pode ser a causa de irritação ou alergia) para as atividades de limpeza, jardinagem …, que requerem o uso de substâncias nocivas para a pele, até mesmo quando lavar frutas ou verduras.

Quando lavar as mãos, deve usar um sabão específico e lavá-las em água morna (evitar a água muito quente). Uma vez que a dermatite melhorou, sempre que lavar as mãos, para além do sabão, junte mel ou azeite de oliva para impedir que a pele seque.

Seque as mãos com uma toalha, sem esfregar para evitar irritar a pele e evita coçar para não causar lesões. Da mesma forma, deve evitar a exposição das mãos a mudanças bruscas de temperatura no inverno e protege-las sempre com luvas. Para concluir, não se esqueça de aplicar um hidratante para mãos delicadas várias vezes ao dia (de manhã e antes de dormir).

No comments yet.

Deixe um comentário

*