Etapas no Desenvolvimento de um Site

responsiveOla pessoal, estou inaugurando este espaço para falar um pouco sobre minha experiência na criação de websites, programação em sistemas web e repassar dicas sobre utilização de ferramentas. Atualmente estou morando em Curitiba-PR, aonde tenho percebido que o mercado de internet ainda é pouco profissional existem poucas empresas de desenvolvimento de sites em curitiba que possuam a qualidade necessária. Existem algumas empresas que desenvolvem projetos de internet sem uma preocupação maior quanto a qualidade dos projetos. Neste primeiro post vou falar sobre os processos mínimos necessários para a criação e desenvolvimento de um site:

Planejamento do Site

Nesta etapa inicial, iremos através do briefing do site, definir o conteúdo das seções do site, seus conteúdos e serviços disponibilizados ao usuário, o documento de saida é o mapa do site detalhado com  as caracteristicas e diferenciais fundamentais necessários.

Arquitetura de Informação

Nesta etapa em posse do mapa do site detalhado construimos baseado nas melhores práticas de usabilidade e experimentação do usuário, as melhores práticas de organização de elementos e conteúdos nas telas do site..

Direção de Arte do Site

Baseando-se tanto no briefing do site, identidade visual do cliente quanto na arquitetura de informação o diretor de arte cria o conceito do layout do site, aqui cabe a observância das melhores práticas em design de experiência do usuário.

Design de Interface

Aplicando-se o conceito elaborado na Direção de Arte do Site e seguindo o processo de criação das telas o webdesigner desenha todas as telas do projeto integrando estética e funcionalidades de acordo com as especificações do projeto

Motion Design

Dependendo do tipo de projeto de internet, esta etapa pode existir ou não. Trata-se do trabalho de criação das animações em flash ou html5 dinâmico para dar movimento em tempo real ao conteúdo do site.

Programação de Interface

Nesta etapa são aplicadas as melhores práticas preconizadas pela W3C para assegurar a padronização do código html, interpretado pelos navegadores de internet.

Programação de Sistemas

Etapa fundamental para transformar telas html estáticas em um site 100% funcional, desenvolve-se ou implanta-se através de uma linguagem de programação web um CMS (Content Managment System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo e integra-se com as telas do site permitindo que o site possua caracterísiticas dinâmicas.

Controle de Qualidade ou Quality Insurance

Esta etapa varia muito de organização para organização, mas em resumo, trata-se de viabilizar a entrega de qualidade no desenvolvimento do site.

Ler Também:

Otimização de Sites para Regiões

No comments yet.

Deixe uma resposta

*