Faça sua planilha de controle financeiro agora mesmo

Para você que percebeu que sua vida está muito difícil sem que haja algum tipo de controle financeiro e resolveu começar um, fica uma dica essencial: faça uma planilha de controle financeiro, é uma das maneiras mais simples e práticas de começar sua própria gestão de suas finanças e ainda gerar resultados benéficos a sua vida.

Com a planilha você consegue visualizar como seu dia-a-dia funciona e qual é a relação do seu cotidiano com o dinheiro, podendo fazer mudanças a partir disso, algumas até mais radicais, como cortar ou diminuir tais tipos de gastos, reverter uma parcela do dinheiro em algum tipo de investimento ou em economias, planejar novos gastos, enfim, plantar objetivos e conseguir os alcançar através da valiosa ajuda da planilha.

Para começar a fazer a sua, antes de mais nada saia pesquisando pela internet alguns modelos para que possam te dar uma base e uma ajuda inicial, podendo te nortear ao construir a sua própria planilha. Nunca copie uma planilha financeira inteiramente, pois cada uma deve ser ajustada às necessidades do sujeito e falar sobre a sua vida e seu cotidiano financeiro.

Para ficar mais fácil, divida sua planilha de controle financeiro de acordo com os meses do ano e anote os nomes de todas as receitas e despesas ocorridas em cada um de tais períodos. No final, deixe um espaço para o total de receitas e também para o total de despesas. Se você não lembrar de todos os itens relacionados a seu cotidiano financeiro, não há problema algum em ir adicionando novos durante os próximos dias à medida em que você for lembrando da existência de cada um.

Assim, quando os meses forem passando, vá preenchendo os itens registrados com os valores obtidos daquele mês. Com o total de receitas e despesas você consegue tirar o saldo do mês, que ajudará a ver como você foi naquele mês, se foi melhor ou pior que o anterior, se está conseguindo atingir seus objetivos, entre outros.

Por fim, não deixe sua planilha de controle financeiro de lado nunca! Ela deve ser sua companheira e, para que tudo dê certo, você deve ter comprometimento, disciplina e responsabilidade de suas escolhas e das melhorias que isso poderá trazer futuramente à sua vida.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*