Impressão Digital: 5 Dicas importantes para uma impressão perfeita

Impressão Digital - Install Mídia Comunicação Visual

Impressão Digital –  5 Dicas importantes

Hoje em dia encontramos muitas empresas que trabalham com impressão digital para a confecção de lonas, painéis, fachadas e banners em geral. Além de atender esses diferentes tipos de impressão, hoje a Install Mídia está aqui para lhe dar algumas dicas essenciais de como fazer uma arte com o resultado que você espera. Confira!

1 – Mínimo de 150 DPI

Vai fazer um banner de formato grande certo? Porém algo importante para se preocupar é com a qualidade da imagem. Calma! Eu sei que você fez uma pesquisa bacana no Google e achou a imagem perfeita porém precisamos nos preocupar com o DPI dela.

DPI significa “Dots Per Inch” ou “Pontos Por Polegada” no português, o DPI é o item principal que define a qualidade da imagem. Resumindo: Quanto mais pontos tivermos em uma polegada, mais qualidade terá o seu trabalho.

A imagem que vemos nas telas dos nossos computadores e celulares tem a quantidade de 72 DPI que é a resolução padrão para telas, porém, para impressão a coisa muda.

O mínimo que precisamos para uma impressão legal é a quantidade de 150 DPI. Tá ok, então você me pergunta: Como vou fazer uma imagem de 72 DPI ter 150 DPI? Realmente não é algo fácil, porém se você quer que uma imagem de internet tenha uma qualidade legal na impressão então você precisará encontrar ela com a maior quantidade de pixel possível.

2 – Padrão CMYK de cor

Esta é uma regra importantíssima de cores para o seu arquivo. Repita comigo: “RGB é padrão de cores para monitor. CMYK é padrão de cores para impressão” e ponto final! Todo arquivo que for enviado para impressão é necessário que este esteja em CMYK.

CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) and Black (preto).

Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. O padrão CMYK é mais usado para impressão em papel, onde 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas 3.

RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral. Tudo que se vê na internet é RGB. Os padrões de cores de um site, email marketing, sistemas, o aplicativo do seu celular, etc… Ou seja, se está na tela é RGB.

3 – Bom senso no design

Certo! Você fez a arte do banner ou painel que vai imprimir e seguiu a regra de DPI e CMYK. Show! Meus parabéns! Porém apenas uma dica de estética que ajuda para um design agradável para a visibilidade. Veja:

  • Coloque margens no seu trabalho – deixe um espaço em centímetros nas laterais, no topo e em baixo. Isto irá dar um respiro para sua arte;
  • Use fontes (o estilo de letra que vai escolher), que tenham uma boa leitura. Evite usar muitas fontes diferentes, use no máximo duas;
  • Cuidado com as cores. Lembre-se que o seu material precisa comunicar o seu trabalho. A regra do “menos é mais” é válida também no design.

4 – Arquivo em Curvas

Texto em Fonte e Texto em Curvas - Install Mídia - Comunicação Visual

Exemplo de Texto em Fonte e Texto em Curvas – Install Mídia – Comunicação Visual

Fez a sua arte e está prestes a mandar para impressão, ótimo! Mas tem algo que você precisa tomar muito cuidado: Transformar o arquivo em curvas. Sabe a fonte que você escolheu para o seu trabalho que ficou ótimo? Então… se você não transformar a fonte em curvas, todo o seu trabalho pode ficar danificado na impressão final. Veja dicas para transformar em curvas:

Convertendo  em curvas no Corel Draw – Selecione o texto (apenas os textos) e faça o comando ctrl + q ou selecione os textos vai no menu superior  objetos > Converter em curvas.

Convertendo em curvas no Illustrator – Selecione o texto que irá converter, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção: “create outlines” ou shift+ctrl+o.

5 – Formato de arquivo para envio

O sonho de todo arte finalista que é responsável em analisar os materiais que chegam para impressão, é receber um arquivo redondinho: Com no mínimo 150 DPI, todos os elementos da arte em CMYK, os textos em curvas, é maravilhoso! Agiliza o processo e faz o trabalho render. Depois vem a dúvida qual o formato enviar? Não esqueça que estamos falando do processo para impressão digital, então vai alguns formatos em ordem de preferência:

PDF – Pode ser o formato PDF comum, porém na hora de salvar escolha a opção que mantém a qualidade para impressão e não para web.
TIF – Você pode salvar o seu projeto em TIF. Este formato é ótimo, pois mantém todos os aspectos da imagem.

JPG – este formato de arquivo é muito comum para imagens de web ele também pode ser aceito para impressão, mas cuidado ao usar, pois pode comprometer a qualidade da sua impressão.

É isto meu caro leitor. Seguindo estas dicas, você terá uma fidelidade maior na sua impressão e estará satisfeito com o resultado final. Agora é mão na massa e mandar o seu projeto aqui para nós da Install Mídia que teremos total prazer em te atender.

Até a próxima!

No comments yet.

Deixe um comentário

*