O que é o clima organizacional e como ele interfere na qualidade do ambiente de trabalho

O que é o clima organizacional e como ele interfere na qualidade do ambiente de trabalhoO clima organizacional nada mais é do que uma qualidade do meio ambiente que vem percebida ou ainda é totalmente experimentada por participantes de diversas empresas que acabam influenciando todos os seus comportamentos. Esta é uma atmosfera totalmente psocológica que todos podemos perceber quando entramos em ambientes determinados e que poderão fazer com que nos sentimos mais ou menos á vontade para permanecer neste ambiente, para que possamos interagir ou ainda realizar os processos.

Com isto somos bastante influenciados por todo o clima organizacional e ainda acabamos o influenciando. Este tipo de ciclo diferenciado de influências deverão criar um efeito diferenciado chamado de realimentação de auto reforço, tudo isto faz com que várias características das culturas possam ser amplificadas através de uma série de comportamentos repetidos em todo o dia a dia. Desta forma se a cultura existente organizacional for algo virtuoso, este tipo de ciclo irá amplificar os vários tipos de comportamentos construtivos gerando assim uma maior produtividade com uma maior qualidade de vida obviamente. É vital que possamos conhecer todos os fatores que dificultam toda a manutenção do clima organizacional se podemos por sua vez intervir de forma significativa.

Sobre os inimigos dos climas produtivos

Podemos citar que os principais inimigos do clima organizacional é algo totalmente otimizado por sua produtividade, problemas de relacionamentos entre os colegas, entre gestores e também entre os subordinados, com isto a falta de uma comunicação eficiente e ainda instabilidade emocional poderão fazer toda a diferença.

Existem diversos prejuízos que são gerados por uma má gestão de clima organizacional, o que são altamente catastróficos. E para que possamos ter uma ideia de dimensões de problemas, existem alguns que são os principais efeitos gerados por ambientes de trabalho que são totalmente inadequados.

Podemos citar com isto a baixa produtividade, o que é um resultado negativo do mal clima organizacional, os gastos maiores com rescisões, onde em sua grande maioria os profissionais são demitidos por questões organizacionais.

Além é claro dos gastos voltados a sistemas de seleções e treinamentos, um item que de uma vez por todas dispensa pesquisas.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*