Pressão Arterial Baixa (Hipotensão)

Secretaria de Saúde mostra hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças como a Pressão Arterial BaixaO coração caracteriza-se por ser um órgão oco, com uma cor entre o cor-de-rosa claro e escuro, revestido por tecido adiposo.

Situa-se na parte média do tórax, exatamente por cima do diafragma, em frente da coluna vertebral, por de trás do esterno e entre os dois pulmões.

O seu peso varia com o sexo da pessoa, bem como com a sua idade. Em média, um coração de um adulto pesa entre 250g a 300g e o seu tamanho é aproximadamente o de um punho fechado.

A pressão sanguínea é responsável pela circulação sanguínea, e por isto, tem um papel fundamental no que diz respeito à homeostasia do organismo. O sangue circula das áreas de maior pressão para as áreas de menor pressão.

A pressão arterial média corresponde à pressão sanguínea média entre a pressão sistólica e a pressão diastólica do coração, ou seja a pressão de relaxamento e a pressão de contração do coração. De uma forma mais simples, caracteriza-se pela força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos.

A quantidade de sangue bombeada pelo sangue por minuto denomina-se por débito cardíaco.

As variações de débito cardíaco e da resistência periférica (resistência de todos os vasos que se opõem à circulação sanguínea) podem provocar alterações na pressão arterial média.

O método mais comum de medição da pressão arterial é o método auscultatório.

Uma pessoa com pressão arterial entre os 90 e os 60 mmHg, considera-se que tem uma pressão arterial ótima. Acima destes valores considera-se que a pessoa tem hipertensão ou pressão arterial alta, pelo contrário abaixo destes valores considera-se que a pessoa tem hipotensão ou pressão arterial baixa.

Causas e sintomas da Pressão Arterial Baixa (Hipotensão)

A hipotensão é uma das doenças cardiovasculares mais notórias na sociedade.

Em termos fisiológicos, a pressão arterial diminui desta forma anormal, devido a uma diminuição anormal do débito cardíaco isto provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos e um atraso na chegada do sangue às várias partes do corpo. Para além disto existe uma diminuição de pH, um aumento de dióxido de carbono e em consequência uma diminuição de oxigénio nas células.

Com o sangue demora a chegar às várias partes do corpo por exemplo ao cérebro, a pessoa pode sentir tonturas e enjoos.

Em termos externos, a hipotensão pode também ser provocada pelo consumo de bebidas alcoólicas, consumo de tabaco, consumo de certos fármacos e para além disto pode também ser provocado por outras doenças que a pessoa já possua: diabetes e outras doenças cardiovasculares como a arritmia.

No entanto, por vezes a pessoa pode estar com a pressão arterial baixa e não ter quaisquer sintomas.

O que fazer

Para prevenir a hipotensão deve-se ter uma alimentação saudável, beber bastante água, comer muita fruta, pode comer um pouco mais de açúcar e fazer exercício físico.

No comments yet.

Deixe um comentário

*