Roupas para grávidas esportistas – um must-have

Sempre que pensamos em gestantes, imaginamos aquelas mulheres altivas, vestidas com roupas soltinhas de cores suaves, esvoaçantes, com flores… Afinal, a gestação não deixa de ser uma época super romântica na vida da mulher – apesar de ser um “romance”, uma “paixão” diferente. Mas no imaginário inicial, o amor rodeia essa imagem quase santa da mulher que gesta uma vida – ou mais – em seu ventre, andando calmamente pelas calçadas arborizadas…

Ok, agora corre!

Atividade física durante a gestação

“Hein?? Como é??  Correr??“ Isso mesmo! Afinal, olha lá a gravidinha mandando ver na caminhada, na corrida, na bicicleta! E nada de cara de espanto, hein? Ou pensava que as grávidas não faziam nada mais agitado do que ioga? Ah, essas mamãe de hoje estão espertíssimas! Se o médico liberar, elas dominarão espaços nas academias e nos parques, pode ter certeza! É só colocar o shortinho, o pisante e…

“Ops… e roupas para grávidas que praticam esportes? Elas têm que ser diferentes?” Bom, se pensar que além da grávida, precisa caber também um bebê dentro da roupa… sim. Mais do que caber os dois (ou será que são três?), a nova distribuição de peso no corpo da gestante precisa ser respeitado e suportado. Vamos por partes.

Peça por peça, as roupas da mamãe esportista

Camisetas – As camisetas, no início da gestação, provavelmente serão as mesmas que a mulher já usava antes, já que a barriga ainda levará um tempo para ganhar volume. Convém não forçar a barra usando a mesma camiseta até o quinto, sexto, sétimo mês; primeiro porque camiseta justa e camiseta esticada-quase-rasgando têm um visual beeem diferente (e a esticada fica muito feia, viu?), segundo porque faz mal para a pele da mãe e provoca desconforto no bebê. Quando a peça estiver justa demais, já vá pensando em providenciar uma mais folgada. Pode ser um número maior ou então uma camiseta esportiva específica para gestante. Se encontrar, dê preferência para as peças confeccionadas em algodão, porque a pele respira melhor e elas vestem mais confortavelmente.

Grávida halter

Calças – As dicas são exatamente as mesmas dos shorts. Inclusive, como a maioria delas é de tecido tipo elastano (aquele algodão que estica), elas provavelmente seguirão até uma etapa mais avançada da gravidez. Porém, e assim como acontece com os shorts, se um dia o peso da barriga ficar desconfortável, convém apostar nas calças para gestantes, que têm a cintura mais alta por causa da faixa abdominal. Existem calças justas, tipo legging e também as mais folgadas, que descem reto até os tornozelos, quase dando uma carinha de boca-de-sino (hoje em dia, essa modelagem é chamada “flare”). Fica uma graça!

 

Short – Assim como acontece com as camisetas, os shorts na fase inicial serão os mesmos que a mulher já usava antes. Se ela não ganhar muito peso nessa fase inicial, ela poderá usá-lo por um bom tempo, mantendo a cintura da peça abaixo da linha da barriga. Aliás, em lugares muito quentes, é comum ver grávidas caminhando usando esses shorts curtos abaixo da linha da barriga e tops que deixam a barriga toda de fora. Para as mais descoladas, funciona muito bem! É só não se esquecer – de jeito nenhum, aliás! – de passar filtro solar na barriga, ok? Mas caso a gestante seja mais conservadora e discreta, uma regata folgada já resolve. Com o tempo, o peso da barriga pode deixar a mamãe um pouco desconfortável; aí é hora de apostar em leggins com faixa na cintura, pra dar maior suporte à barriga.

Gestante HidroginásticaMaiôs – Hidroginástica é um do esportes mais recomendados para as gestantes, devido ao baixo impacto sobre as articulações, ao intenso trabalho muscular que ela promove e também – vamos reconhecer – à delícia que é ficar na água! Sem contar que é divertidíssimo ver aquele grupo enorme de grávidas na água. É uma risaiada que só! Mas voltando aos maiôs, nesse caso não tem muito como fugir da necessidade de comprar um. Não é recomendável fazer hidroginástica de biquíni porque as peças podem se movimentar de deixar a grávida um tanto quanto… ahn… exposta sem querer. Maiôs para esta finalidade são mais fechados exatamente para que as alunas possam se dedicar aos exercícios despreocupadamente, e aqueles feitos para as gestantes obviamente estão preparados para acomodar seus lindos barrigões. Só não haverá muitas opções de escolha quanto ao tecido, que invariavelmente será lycra.

Calçados – Eis uma parte muito importante entre as roupas para grávidas praticantes de esportes (apesar de não ser exatamente uma roupa). A gestante deve ter sempre em mente que impactos excessivos nos joelhos não são saudáveis nem quando ela não está gestando – imagine agora que está! O ganho de peso é rápido e acontece em pouco tempo, ou seja, é um tremendo stress para as articulações que suportam o peso corporal (tornozelos, joelhos e quadris), além da própria barriga. Por isso, é importantíssimo escolher muito bem o calçado com o qual fará suas atividades físicas. Dê preferência aos tênis com amortecimento pelo menos no calcanhar – mas se achar um que também tenha reforço até os dedos, ótimo! Como os pés tendem a inchar nessa fase da vida, evite apertar muito os cadarços, especialmente se fizer esportes no fim do dia, que é o horário favorito do inchaço. Também não use tênis exatamente do tamanho dos pés; prefira um número acima, exatamente para comportar melhor os pés caso eles inchem.

Tudo anotado? Então que tal umas voltas na praça? ; )

No comments yet.

Deixe um comentário

*