Saiba a seguir quando é necessário se contratar, como é que funciona a função e o perfil ideal para o condomínio.

Existem vários tipos de condomínios onde toda a eleição para o síndico é algo bastante acirrado, existem muitas chapas montadas, muitas propostas e ainda vários interessados para exercer o cargo de responsabilidade. Existem ainda outros locais porém onde falta o tempo, bem como o conhecimento ou mesmo interesses da parte dos moradores para ocupar a sua vaga. E para estes últimos existe ainda uma possibilidade de se contratar um síndico profissional.

A grande maioria de grandes empreendimentos com muitas torres ou ainda condomínios com poucas unidades e de padrão elevado são os que mais precisam da ajuda deste profissional.

E mesmo sendo algo bem tentador ter uma pessoa qualificada para lidar com a administração do condomínio, o serviço que muitas vezes é bastante complexo, especialistas consultados acabam ressaltando os melhores do que os condôminos moradores do prédio para que possa exercer os cargos de sindico. E somente quando não houverem nenhum morador que é interessado na vaga, é aquele que vale a pena se buscar por este tipo de ajuda profissional.

Uma boa contratação também deve ser algo essencial

As boas contratações são consideradas como algo essencial, pois apesar de os profissionais ficarem aptos para a formação, os síndicos contratados não isentam os condomínios de responsabilidades e também de tarefas. Bem pelo contrário, é mais importante se manter a par de gestão do condomínio porque o seu administrador maior não irá ser afetado por arrecadações extras ou ainda diminuições de valores de bem, caso este se desvalorizem com as faltas de cuidado por exemplo.

O perfil do profissional

Os síndicos profissionais devem ter características de líderes, bem como organização e ser paciente e saber ouvir a todos os seus anseios, e pedidos dos moradores. É bem interessante ainda que se saiba comunicar e que seja um bom comunicador e um bom negociador.

E quanto a sua formação, o que é ideal é que ele possa ter conhecimentos da administração de empresas, bem como contabilidade e recursos humanos.

 

 

No comments yet.

Deixe uma resposta

*