Soluções bem pensadas para pequenos espaços

Foi-se o tempo em que as casas e apartamentos eram espaçosos! Não é sem razão que hoje em dia as famílias preferem se hospedar na casa dos avós – normalmente casas mais antigas em que cada cômodo é muito amplo (portanto, cabem muitas pessoas e muita peraltice de criança) – quando viajam de férias! A sensação de estar numa sala espaçosa é libertadora, mesmo enxergando as paredes. Inclusive, o conforto térmico também é muito maior em lugares assim.

Mas de volta à realidade nossa de cada dia, habitualmente temos morado em imóveis de dimensões reduzidas. Quantos apartamentos hoje em dia são construídos com a cozinha conjugada com a copa (quando tem) e a área de serviço? Isso quando até mesmo a sala não faz parte do mesmo bloco! A ordem é aproveitar cada espacinho e às vezes um pequeno beco do corredor é usado para instalar uma porta de um dos quartos – e não uma porta de medidas convencionais, porque ela não caberia, ou não abriria por completo. “Mas tem solução?” Tem sim: usando uma porta balcão, o problema do espaço disponível para sua instalação e abertura normalmente é resolvido.

Porta: um eterno problema com espaços

A porta é, numa visão simplista, um buraco retangular numa parede, que serve para passarmos de um cômodo a outro. Só que esse buraco precisa ser fechado de alguma forma, para garantir a privacidade, a segurança, etc.. Em muitas casas de roças antigas – e muitas vezes, de condições mais humildes -, é comum vermos um tecido pendurado na frente desse buraco, uma espécie de “cortina” para fechar o acesso ao outro cômodo. Mantém a privacidade, mas não a segurança.

A porta comum, de madeira, serve para ambas as coisas mas, como toda porta do tipo, ela traz um problema: além de bloquear a passagem, ela demanda uma área circular para se movimentar quando aberta. Essa área fica anulada porque nada deve permanecer ali (nem pessoas, nem objetos), do contrário a porta não poderá ser aberta e fechada livremente. Em cômodos espaçosos isso não representa problema algum, mas e naqueles exíguos, dos apartamentos e casas “modernos”?

Porta-balcão-te-ajuda-a-conseguir-alguns-metros.É aí que entra a porta balcão, mais conhecida como “porta de correr”. São aquelas portas que deslizam sobre trilhos bem juntas à parede em que estão instaladas. São uma solução simples e muito sofisticada para resolver o problema com o pouco espaço, já que não precisam daquela área circular para movimentar a porta. As portas balcão são encontradas em madeira e alumínio e com diferentes preços e acabamentos.

Janelinha, janelão

Parece contraditório mas, nas espaçosas casas antigas as janelas não eram proporcionais (ok, em alguns casos, eram). Normalmente têm um tamanho comum, chegando a parecer pequenas para o tamanho dos cômodos. Já nos imóveis atuais, a tendência é usar janelas cada vez maiores ou, pelo menos, mais claras; a ordem é aproveitar o máximo da luz natural. Obviamente, com o pouco espaço disponível, já não é possível mais pensar em instalar daquelas janelas de fazenda, com folhas que se abrem em movimentos giratórios para dentro ou para fora do cômodo. Lindas, mas ocupam espaço demais. A solução?

Janelas-deslizantes.Janelas deslizantes, podendo ser de madeira, alumínio ou blindex. Em alguns imóveis com janelas deslizantes de alumínio, as janelas possuem quatro “folhas”: duas de alumínio sem vidro (ou seja, sem transparência nenhuma, funcionando como uma cortina blackout) e duas com vidros, para permitir a entrada da luz. Neste tipo de janela, apenas metade se abre, deslizando sobre a outra metade. São práticas e de fácil manutenção.

Essa solução de portas balcão é muito prática também para fechar o acesso a cozinhas e áreas de serviço, áreas que normalmente têm todo seu espaço útil tomado por eletrodomésticos e naturalmente com pouco espaço para portas convencionais.

Soluções para a vida moderna… Sempre tem uma!

No comments yet.

Deixe uma resposta

*