Uniformizando a empresa em todos os setores

Se tem uma coisa que deixa qualquer empresário orgulhoso é ver sua logo espalhada pela empresa. Funcionários uniformizados, atendentes uniformizadas, pessoal de chão de fábrica uniformizado, a própria empresa trazendo a logo em alguns locais e as cores em detalhes da pintura, dos móveis, etc. Bonito de se ver!

Porém a identificação não deve ficar só restrita aos uniformes dos funcionários e à fachada, ou à pintura interna. É importante que os setores produtivos e de armazenagem também tragam esta identificação. Pode parecer bobagem num primeiro pensamento, mas este “mero detalhe” tem consequências na mente dos trabalhadores. Instintivamente, lhes traz sensação de pertencimento, de unidade, de localização e isto é importante para seu rendimento em sua função! “Mas como vou fazer isso justo nos setores de produção e armazenagem, sem ser somente nos uniformes?” Há muitas maneiras, desde as paredes até os paletes que você usa!

Dando a cara da empresa a setores esquecidos

O-estoque-costuma-ser-um-dos-setores-mais-esquecidos-para-organização.Temos o mau hábito de pensar que não é necessário nos preocuparmos com a aparência de setores onde o trabalho é mais bruto como linhas de produção, usinagem e estocagem. Afinal, os clientes provavelmente nunca irão lá! Pra que gastarmos massa cinzenta com isto?

Porque lá existem funcionários nossos, este é o motivo. Assim como o pessoal da linha de frente, como secretárias e administradores, também o pessoal da produção, estocagem e logística querem se sentir pertencentes à empresa, lembrados por ela, e isso não é função apenas dos salários recebidos todos os meses. É importante que o local de trabalho também passe essa sensação de “você está em casa”.

Uma das formas mais “massivas” é manter a pintura perfeita e também a logo da empresa em um local onde todos a visualizem. Não é necessária frase de efeito nem slogan; a mera presença da logo já modifica os ânimos no ambiente, ainda que subconscientemente. Mas nada de exageros: decalcar a logo em cada área plana do lugar vai causar uma poluição visual que deixará estressado até o funcionário mais calmo.

Setores com linhas de produção já são naturalmente mais saturados visualmente por causa da presença de maquinários, esteiras, guindastes, etc., então o exagero no uso de cores nas paredes deve ser evitado. Uma cor neutra que descanse a vista é mais indicada, mas as cores da empresa podem perfeitamente ser usadas em portas, janelas e rodapés. Pode parecer pouco, mas o cérebro associa as cores à empresa com muita facilidade, mesmo quando usadas fora da logo da mesma. Basta lembrar do amarelo e vermelho do Mc Donald´s, ou do vermelho e negro do Flamengo.

Estocagem e logística

Os-paletes-de-plásticos-poderão-facilitar-bastante-o-processo-de-organização.Neste setor, já não há maquinário, mas há caixas (provavelmente com a logo da empresa) e guindastes. Que tal personalizar os paletes? Isto é bastante simples, principalmente se você utiliza os de plástico, que podem personalizados de fábrica com as cores e a logo de sua empresa. Além de aumentar o sentido de identificação e pertencimento dos funcionários que trabalham nestes setores, ainda se torna um interessante veículo de divulgação de sua marca, caso eles sejam usados no momento da entrega de seus produtos em armazéns e comércios varejistas. Imagine seus produtos chegando no cliente em paletes personalizados? É outra coisa.

O investimento nestas personalizações não é alto e tem a vantagem de ser de longa duração. Assim como suas vantagens.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*