5 curiosidades sobre a reciclagem

A reciclagem é muito difundida, mas nem sempre as pessoas conhecem os seus processos, como ela realmente funciona e os benefícios que pode trazer. É bem comum as pessoas se assustarem quando ouvem que determinado coisa é feita com material reciclado. Por isso, vamos explorar um pouco mais esse assunto, a seguir:

Containers

Os containers são usados para fazer o transporte de cargas em navios e trens. São caixas enormes de metal que são transportadas apenas com o auxílio de um guindaste. Quando elas não servem mais para o transporte, podem ser transformadas em casas e lojas. Já existem diversas lojas feitas dessa forma. Como vantagem, temos: a economia de tempo para ser construída e também o baixo custo.

Plástico para pavimentar ruas

Que o pneu, após passar por um triturador de pneus pode ser misturado a outros materiais e usado para pavimentar ruas, já não é novidade. Porém, o Canadá está inovando. Lá, já misturam o plástico proveniente de reciclagem ao asfalto. Apesar da “experiência” ainda estar em fase de teste, já tem demonstrado bons resultados!

Reciclagem de madeira

Apesar de esse ser um resíduo que não leva tanto tempo para se deteriorar, a madeira também pode ser reciclada. Após passar por um triturador de madeira, ela poderá se transformar em muitas coisas, como serragem e placas de madeira prensada. Além de ser reaproveitada, ainda evita o corte de árvores: 1 tonelada reciclada evita o corte de 40 arvores grandes.

Plástico

O plástico reciclado pode dar origem a diversos materiais. Um deles é o poliéster usado nas roupas. Quando se recicla 5 garrafas pets, consegue-se se fazer uma camisola, e se forem 10 garrafas, é possível fazer uma calça!

Vantagem!!!

Com o consumismo em alta, as embalagens tendem a fazer parte da nossa vida. Cada pessoa chega a produzir por dia cerca de 1,3 kg de lixo. Ao final de 1 ano, isso daria algo em torno de 500 kg por pessoa. Reciclando, diminuímos a quantidade de lixo produzida. Vantagem para o meio ambiente.

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*