Elemento filtrante

Seja em casa ou empresa é ideal que tenhamos acesso a água filtrada para prevenção de algumas enfermidades. Segundo a definição da NBR 14.908/04 “o filtro é um dispositivo para melhoria da qualidade da água já tratada”. O que contribui para uma melhora na qualidade de vida de quem adotou o filtro e principalmente realiza a manutenção em dias. Para isso é necessário ter um elemento filtrante com boas características e vida útil dentro do prazo. Vale ressaltar também que a água da torneira pode transmitir a impressão de que estão presentes produtos químicos, enquanto na água filtrada há uma maior sensação de limpeza.

O que é o elemento filtrante

elemento filtrante

Também conhecido como refil cartucho de filtro ou vela, o elemento filtrante está condicionado no interior do filtro e é o principal responsável pela filtração dos elementos que podem ser nocivos a saúde. A água passa pelo elemento filtrante que elimina o cloro, retendo também materiais particulados, como ferrugem, terra, poeira e demais sedimentos que ficam em seu interior.

Além da água, os elementos filtrantes podem realizar a pré-filtração de farmacêuticos e biológicos, a pré-filtração e filtração em produtos químicos, remoção de giárdia, filtração de cervejas e vinhos, além de realizar a Deionização e Osmose reversa. Para quem não conhece a Deionização é o processo usado em laboratórios e na indústria a fim de produzir solventes puros, sem íons, sobretudo na água. Já o processo se Osmose reversa é quando o elemento filtrante possui uma membrana permeável usada para separar o solvente de um soluto com baixa massa molecular. Para isso é necessário aplicar uma grande pressão em meio líquido, modificando o fluxo natural da osmose.

Tipos mais comuns de elementos filtrantes

Carvão ativadoOs elementos filtrantes do tipo bag são muito usados tanto em casas quanto na indústria, sobretudo para filtrar água potável, óleo, cerveja, suco, tinta, solvente, produtos químicos e demais aplicações. Com um baixo custo operacional, o tipo bag tem um fluxo de dentro para fora em que a parte sólida fica retida dentro da bolsa filtrante e por essa razão ele leva esse nome. Ele apresenta uma maior capacidade de filtração, sem a necessidade de molas ou hastes para a fixação. São fabricados em polipropileno injetado e são indicados quando é necessário filtrar grandes volumes de água.

Há também o tipo bobinado, usados para filtração de água industrial, produtos químicos, alimentícios, farmacêuticos, além de lubrificantes, óleos comestíveis e combustíveis, gasolina, álcool e também como pré – filtro para osmose reversa. Geralmente produzidos em cartuchos, esse tipo de elemento filtrante oferece uma filtração profunda, ideal para grandes volumes de solutos e solventes. São produzidos em polipropileno, algodão, fibra de vidro e fibra de poliéster.

O elemento filtrante de carvão ativado é usado na filtração de água potável, água industrial, sobretudo para retirada de cloro e demais contaminantes, além de produtos químicos, alimentícios, farmacêuticos, na indústria de bebidas, lubrificantes e como pré – filtro de osmose reversa. São produzidos com carvão de carbon block (carvão prensado) de alta qualidade.

Ainda há os elementos filtrantes plissantes usados como pré – filtro para fluidos, industriais diversas, ponto de entrada de água da rede junto ao hidrômetro e na entrada da água de casas e condomínios. Trata-se de um elemento filtrante produzido com mantas plissadas de polipropileno, para maior área de filtração.

No comments yet.

Deixe um comentário

*