Ansiedade: Causas, Sintomas, Tratamento e como Prevenir as Crises

O que é a ansiedade? Toda a informação sobre os sintomas, causas e tratamentos deste terrível transtorno Psicológico que inferniza as nossas vidas.

As perturbações da ansiedade são doenças crônicas, que têm em comum o facto da pessoa que delas sofre viver com um medo exagerado e irracional, bem como uma ansiedade de intensidade desproporcionada para a causa que lhes dá origem.

a ansiedade causa fobia e medo intenso

Tipos de Ansiedade

A ansiedade pode ser de vários tipos: Pode ser um ataque de pânico, uma doença obsessivo-compulsiva, estresse pós-traumático, fobia (social, de causa específica e agorafobia) ou uma ansiedade generalizada.

Quais as causas de ansiedade

Tal como nos episódios ligeiros e breves de ansiedade, as perturbações da ansiedade são causadas pelas actividades “estressantes” do dia-a-dia, como uma reunião de negócios, um exame ou um primeiro encontro, só que assumem uma intensidade desproporcionada.

O tipo de ansiedade mais frequente é a fobia, seguindo-se o estresse pós-traumático e a ansiedade generalizada. As perturbações do pânico são menos usuais.

Quais os sintomas de ansiedade

Os sintomas deste transtorno Psicológico vão depender do tipo específico de perturbação da ansiedade presente. De referir que todas elas têm em comum a existência de um medo e ansiedade exagerados e desproporcionados às causas que as motivam, provocando um sofrimento e incapacidade, mais ou menos importante, para as actividades da vida diária.

Transtorno de pânico ou ataque de pânico

Os ataques de pânico, também conhecidos como crises de ansiedade são episódios repetidos de um medo intenso que ocorrem frequentemente e sem aviso. Acompanham-se de dor torácica, palpitações, falta de ar, tonturas, desconforto abdominal, sensação de irrealidade e medo intenso de morrer.

Transtorno obsessivo-compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo designa-se por pensamentos ou comportamentos repetitivos e não desejados que parecem impossíveis de evitar ou controlar.

Transtorno de estresse pós-traumático

O transtorno de estresse pós-traumático tem sintomas persistentes de pesadelos, recordações/flashbacks, depressão, raiva, irritabilidade ou distracção, que ocorrem após uma experiência pessoal ou testemunho de um episódio traumático como violação, homicídio, assalto, guerra, abuso infantil, desastres naturais ou causados pelo Homem e acidentes.

Fobia

Existem 3 tipos principais de fobia, a fobia social, fobia específica e agorafobia. Na fobia social a pessoa tem um medo exagerado e incapacitante de se sentir envergonhado ou humilhado durante uma situação social/pública, que leva a um evitamento real de actividades potencialmente agradáveis.

Nas fobias específicas há um medo irracional de algo que causa pouca ou nenhuma ameaça, levando a um evitamento dessas situações ou objectos, podendo limitar a vida desses indivíduos desnecessariamente. Na agorafobia há um medo generalizado de tudo levando a um evitamento de todas as actividades em que não se controle todo o ambiente envolvente. Estes doentes acabam fechados em casa com pouco, ou nenhum, contacto com o exterior.

Transtorno de ansiedade generalizada

A ansiedade generalizada designa-se por pensamentos de preocupação constante e exagerada com acontecimentos rotineiros da vida diária, com uma duração igual ou superior a 6 meses. Acompanhados por sintomas como fadiga, tremores, tensão muscular, cefaleias e náuseas, estando sempre a antecipar a ocorrência de acontecimentos catastróficos mesmo sem a presença de razões para tal.

Como diagnosticar a ansiedade

O diagnóstico da ansiedade é baseado numa história clínica, geralmente levada ao médico assistente, com queixas repetidas de sintomas físicos como cefaleias, tonturas, vómitos ou mal-estar, que após cuidadosa investigação não têm causa real.

Após o diagnóstico, o doente deve ser referenciado a um psiquiatra para tratamento.

Como se desenvolve a doença

As perturbações da ansiedade são doenças de evolução crônica, que podem ser tratadas. Quando não recebem o tratamento adequado vão-se tornando mais graves, podendo mesmo chegar a impossibilitar a vida em sociedade.

Tratamentos para eliminar a ansiedade

como eliminar a ansiedade

O tratamento da ansiedade é geralmente um tratamento combinado, usando-se terapêutica medicamentosa associada a diferentes tipos de psicoterapia.

Medicamentos para ansiedade

Na terapêutica medicamentosa podem ser utilizados os antidepressivos, como os novos inibidores selectivos dos receptores da serotonina, as benzodiazepinas e os b-bloqueantes. Se uma primeira escolha não for eficaz no tratamento dos sintomas da ansiedade, podem tentar-se outras alternativas diferentes. Os mais usados são:

  • Alenthus Xr
  • Alprazolam
  • Amplictil
  • Ansitec
  • Apraz
  • Bromazepam
  • Clonazepam
  • Cloxazolam
  • Diazepam
  • Donaren
  • Efexor XR
  • Frisium
  • Fluoxetina
  • Frontal
  • Hixizine
  • Lexotan
  • Lorax
  • Lorazepam
  • Mirtazapina
  • Olcadil
  • Paroxetina
  • Risperidona
  • Rivotril
  • Sertralina
  • Psicoterapia

Psicoterapia

Existem dois tipos principais de psicoterapia que provaram ser úteis no tratamento da ansiedade: a psicoterapia comportamental e a psicoterapia cognitivo-comportamental.

Na terapia comportamental, o objectivo é alterar comportamentos/acções específicas. Na terapia cognitivo-comportamental, o doente é ensinado a compreender e alterar o seu modo de pensar, de forma a reagir de maneira diferente às situações que lhe causam ansiedade.

Como prevenir as crises de ansiedade

controla a ansiedade com exercício físico

Para prevenir a ansiedade, é importante adoptar um estilo de vida saudável e evitar o consumo de drogas e substâncias que a causam, como a cafeína, teína (existente no chá), as drogas como o ecstasy, as anfetaminas e o LSD (dietilamida do ácido lisérgico).

Praticar exercício físico de forma regular, em especial ao ar livre, também ajuda a limpar a mente e evitar os sentimentos ansiosos.

Da mesma forma, as técnicas de relaxamento ajudam a combater o aparecimente das crises. Estas técnicas podem ser aprendidas com profissionais ou de forma autodidata, através de livros e material audiovisual de autoajuda.

Outras designações: Fobias.

Quando consultar o médico especialista

Sempre que surjam os sintomas acima descritos deve procurar um médico de clínica geral. Se for diagnosticado o transtorno de ansiedade o clínico geral o/a encaminhará a um psiquiatra ou psicólogo, consoante o grau ou tipo de ansiedade.

Quem são as Pessoas mais predispostas a desenvolver ansiedade

Algumas perturbações da personalidade da própria pessoa podem predispor ao desenvolvimento de ansiedade, ânsia ou nervosismo.

No comments yet.

Deixe um comentário

*