Conheça as principais causas das Varizes

Têm sido feitos vários estudos em diferentes partes do Mundo, na tentativa de encontrar algumas das possíveis causas das varizes. No entanto, as conclusões variam muito e o reduzido número de respostas definitivas é surpreendente.

varizes

Sexo

Na população do mundo ocidental, cerca de 20 a 30% das mulheres têm varizes. A maioria dos estudos concluiu que a percentagem de homens com varizes é menor (cerca de 7 a 17%). Contudo, num recente estudo (Edimburgh Vein Study) 40% dos homens examinados tinham varizes (comparado com 32% das mulheres).

Geografia e raça

Foram feitos diferentes estudos de incidência das varizes, que muitas vezes se centravam nas mulheres. Apesar disso, todos eles demonstraram que as varizes têm menos incidência nos países fora do mundo ocidental.
Por exemplo, a incidência em mulheres da índia rural é apenas de 2% e em mulheres da África Central e de
Leste é de 5%.

ldade

Muitos indivíduos desenvolvem varizes com o avançar da idade – pelo menos até aos 60 anos.

Hereditariedade

É habitual que vários membros da mesma família tenham varizes, mas não há uma base genética comprovada para as varizes.

Altura e peso

Embora existam pessoas obesas ou pessoas muito altas que têm problemas de varizes, nunca foi demonstrada uma correlação significativa entre a altura e as varizes e a correlação entre a obesidade e as varizes é inconsistente.

Gravidez

As varizes são mais comuns em mulheres que já tiveram filhos e quantas mais vezes as mulheres estiverem grávidas maior será a probabilidade de desenvolverem varizes. Diz-se que as varizes que se desenvolvem durante a gravidez resultam, em parte, da pressão do útero sobre as veias. No entanto, esta parece ser uma explicação insuficiente. O relaxamento das paredes das veias, provocado pelas hormonas, parece ter maior importância no desenvolvimento de varizes durante a gravidez.

Dieta e hábitos intestinais

Tem sido sugerido que a falta de fibras na alimentação e o facto de os indivíduos se sentarem na sanita (em vez de se acocorarem para libertar as fezes sólidas) pode causar uma predisposição para o aparecimento de varizes. Esta ideia é controversa e tem gerado muitos debates mas não há dados reais que a suportem.

Profissão e Postura

Diversos estudos permitiram concluir que as varizes são mais comuns em indivíduos que trabalham de pé, especialmente aqueles que estão de pé e parados por longos períodos de tempo.

Roupa apertada

Crê-se que o uso de roupas apertadas, como as cintas adelgaçantes, pode provocar varizes, Embora haja algumas evidências a confirmar tal suposição, é difícil separar o uso de cintas do avanço da idade.

Ler Também:

No comments yet.

Deixe uma resposta

*