Como apostar no vencedor de um derby ou clássico

Uma série de resultados negativos de uma equipa é um fator muito importante a ser considerado antes de realizar uma aposta desportiva. Este é um raciocínio lógico que pode ser aplicado na maioria dos jogos, a não ser que se tratem de clássicos ou de derbies. Saiba como apostar no vencedor de um derby ou clássico e conheça um pouco mais sobre este tipo de jogos.

O que é um derby ou clássico

Um derby, também conhecido como dérbi, é um jogo que coloca frente a frente duas equipas da mesma cidade, ao passo que um clássico é um jogo que opõe dois rivais históricos de um determinado campeonato, independentemente da cidade onde se encontrem. Tratam-se de confrontos especiais que não podem ser analisados apenas pelas questões técnicas, mas também por outros fatores que extrapolam as quatro linhas dos relvados de futebol.

Os derbies e os clássicos são, praticamente, um campeonato à parte dado o significado que esses encontros têm para os seus simpatizantes, adeptos, jogadores e dirigentes dos dois conjuntos. A vitória de um derby ou de um clássico é sempre marcante e pode servir de ponto de viragem no caso de uma série de maus resultados ou pode catapultar uma equipa para a conquista do título.

O berço da rivalidade

Os primeiros derbies nasceram em Inglaterra, o país que inventou o futebol e ditou as regras da modalidade. Os jogos entre clubes vizinhos ganharam esta alcunha, uma vez que mostravam uma rivalidade com características bairristas. Esta disputa impulsionou a popularização do futebol e tornou-se uma imagem de marca do desporto-rei.

Atualmente, em todos os países existem derbies, confrontos históricos que, ao longo da história, geraram muitos episódios de desentendimentos e de confrontos, juntamente com muitos casos de superação. Mantendo a tradição, a grande maioria das rivalidades envolve equipas da mesma cidade. Em Inglaterra, um dos derbies mais populares é o que opõe o Manchester United ao Manchester City. Em Itália, o duelo mais popular acontece entre o Milan e o Inter. Em Portugal, os jogos entre Benfica e Sporting são o melhor exemplo de uma rivalidade bairrista. Mas não acontecem apenas na Europa, pois na América do Sul, os derbies também são muito intensos, como por exemplo os que acontecem no Brasil entre São Paulo e Palmeiras, Vasco da Gama e Flamengo, Internacional e Grémio, entre outros.

Cidade contra cidade

Ainda que com um fundo bairrista, muitos clássicos nasceram como forma de uma cidade tentar demonstrar a sua superioridade sobre a outra. Em Espanha, o maior desses duelos tem como protagonistas o Barcelona e o Real Madrid. Já em Portugal, a disputa é entre Benfica e Porto. E estes jogos são sempre muito especiais!

Dicas para apostar num derby ou num clássico

Analisar as estatísticas

Na hora de apostar num derby ou clássico, o jogador tem de alterar a sua forma de analisar os jogos. Essa partida deve ser retirada do contexto do momento e colocada numa perspetiva histórica.

Para todos os outros jogos, antes de arriscar um palpite, o apostador precisa de estudar as partidas mais recentes de cada equipa para conseguir determinar a forma em que cada uma delas se encontra. No entanto, um derby vai muito mais além. Os números de todas as outras partidas do campeonato devem ser colocados de parte e o confronto deve ser analisado apenas a partir dos duelos anteriores entre as equipas.

Observar as sequências

É bastante raro acontecer uma grande sequência de vitórias de um equipa num derby ou clássico. A maioria dos duelos mostra um número de sucessos de uma equipa muito próximo das conquistas da outra. É muito frequente uma equipa estar muito mal e reerguer-se justamente no confronto contra o maior rival.

Dessa forma, se a equipa A venceu dois ou três confrontos, deve-se considerar uma aposta na equipa B, uma vez que os adeptos vão exigir muito mais dos jogadores, dirigentes e técnicos. Por sua vez, estes querem dar uma alegria aos seus adeptos e simpatizantes e fazem tudo o que esteja ao seu alcance para conseguir bons resultados.

Ter em consideração o fator casa

Muitas vezes, na hora de arriscar um palpite, é fundamental analisar o fator casa, especialmente nos derbies ou clássicos. Porventura, esse é o jogo do ano para os adeptos e todos o vão querer ganhar para que a sua cidade e as suas gentes fiquem em êxtase. Este é, sem dúvida, um fator importante, mas não determinante.

Estudar os empates

As estatísticas dos principais campeonatos de futebol possuem uma média de 75% de confrontos que terminam com um vencedor. No entanto, existe uma crença de que os derbies apresentam um número de empates muito maior do que 25%.

Por exemplo, nos duelos entre Manchester United e Manchester City, o número de empates ao longo da história é superior ao número de partidas ganhas pelo City. São mais de 30% de empates. O mesmo acontece no Brasil entre o Flamengo e o Fluminense. Já em Portugal, Benfica e Porto apresentam um número de empates próximo da média. Ao passo que o Barcelona e o Real Madrid empatam um jogo a cada cinco em toda a sua história. Isto mostra que os dérbis não apenas devem analisados de forma diferente das outras partidas nacionais. Sequer podem ser comparados com outros duelos semelhantes.

Tratam-se de duelos que possuem a sua própria história e o que se encontra mais fragilizado tem tantas hipóteses de vencer como o que está mais forte.

No comments yet.

Deixe um comentário

*