Os mais diversos tipos de produtos e documentos atravessam a cidade, todos os dias, na mochila ou baú de um motoboy. É uma realidade dos grandes centros urbanos e essa figura que fica escondida dentro do capacete, carrega o presente de aniversário, o testamento e o contrato social.
Onde for necessário entregar algo com rapidez, o profissional é logo chamado para executar o serviço. Se você precisa utilizar os serviços de um motoboy, sabia que existem vários tipos de prestação desse serviço.
A forma mais comum é a terceirização quando você contrata esse serviço através de um empresa própria para esse fim, também é possível ter um motoboy que seja seu funcionário e ainda contratar um motoboy autônomo.
Veja abaixo, 3 dicas que separamos para que você faça uma contratação terceirizada da forma correta.
1 – Faça cotações
Com as diversas empresas que existem no mercado, fazer cotação é fundamental para saber a escala de preços cobrados e também para conhecer os tipos de serviços oferecidos. Saiba que existem diferentes tipos de cobrança e tarifas especiais para perímetros que saiam da cidade e entrem em outros municípios. Da mesma forma, é possível contratar serviços esporádicos ou ainda deixar entregas diárias agendadas. Faça a consulta em, pelo menos, três empresas diferentes.
2 – Pesquise sobre a empresa
Poucas pessoas sabem, mas contratar serviço terceirizado não exime a empresa completamente do vínculo com o motoboy. O inciso IV da Súmula 331 do TST – Tribunal Superior do Trabalho, informa nos termos da lei, que se a empresa terceirizada não pagar os encargos trabalhistas do profissional, a empresa contratadora dos serviços pode ser chamada a arcar com esses tributos perante a justiça. Portanto, procure saber se a empresa que deseja contratar faz o recolhimento dos encargos trabalhistas dos motoboys que ela emprega, ter essa certeza eximirá sua empresa de ter essa despesa ou ser chamada em juízo.
3 – Faça testes
Antes de assinar um contrato de prestação de serviços, teste a empresa fazendo chamadas avulsas. Veja o tempo de resposta, quanto tempo o motoboy demora para chegar na sua empresa e quanto tempo demora para realizar o trabalho. Um dos pontos negativos de terceirizar com empresas é que, às vezes, o motoboy sai para fazer vários trabalhos e você acabará pagando pelo tempo gasto com serviços prestados a outras pessoas, por isso fique atento no preço mínimo cobrado por trabalho, geralmente o período mínimo é de 2 horas.
Vantagens
A principal vantagem para quem contrata o serviço terceirizado é a minimização de custos que seriam despendidos com aquisição de uma frota e profissionais próprios. Entregar a logística de entrega nas mãos de uma empresa especializada pode agilizar muito o trabalho e deixar as entregas mais eficazes. Possibilidade de contratar por curtos períodos ou para entregas agendadas também é uma vantagem a ser considerada.
Desvantagens
Em serviços avulsos sempre há a possibilidade de pagar pelo tempo gasto com o serviço de outro cliente. Dependendo da demanda da empresa contratada pode haver momentos em que não haja profissionais disponíveis para realizar seu serviço rapidamente.
No comments yet.