Como fazer uma planilha de gastos

planilha de gastosPara controlar as finanças é preciso saber o quanto ganha, quais são suas despesas e o que dá para fazer com seu dinheiro.

Como fazer uma planilha de gastos

Para superar as dificuldades financeiras e viver mais tranquilo é preciso saber ganhar dinheiro, saber gastar e saber negociar. De todas essas habilidades, saber gastar parece ser a mais difícil. Se não fosse assim, todas as pessoas que ganham bem estariam tranquilas e felizes. No entanto, algumas pessoas com salários invejáveis estão apertadas, endividadas e sem saber como resolver seus problemas.

Portanto, vamos pensar um pouco em como organizar uma planilha de gastos. Uma planilha é um documento onde você lança e compara informações. No caso das finanças pessoais, a planilha precisa ter alguns dados indispensáveis. Você precisa lançar tudo o que ganha, tudo o que gasta e as datas de vencimento de seus compromissos financeiros.

Uma planilha pode ser feita em papel ou no computador. Se você deseja fazer em papel, pegue uma régua e caneta e faça quatro colunas: descrição, entradas, saídas e saldo. Se usar o Word, faça da mesma forma. Desenhe uma tabela com quatro colunas. O melhor programa para isso é o Excel da Microsoft ou o Calc do BrOffice, que são programas de planilhas, e permitem automatizar cálculos.

Na coluna “descrição” informe o tipo de lançamento. Se for uma entrada, coloque a descrição: “Recebimento de salário”, ou “Recebimento de aluguel AP 203” (se você tiver mais de um imóvel alugado, por exemplo. Em seguida, registre o valor na coluna “entrada”. Na mesma linha, na coluna “saldo” repita o valor, se for o primeiro lançamento. As entradas e saídas devem ser registradas pela ordem da data. Isso é importante para você saber se no vencimento de um compromisso terá dinheiro para pagar. Em seguida, vá lançando todas as despesas, com uma breve descrição, como “Mensalidade da academia”, “Prestação do carro 08/36” (indica que essa é a oitava prestação de um financiamento em 36 vezes). Na coluna saldo, registre a diferença entre as entradas e saídas.

Em contabilidade uma ficha como essa é chamada de conta corrente, pois registra receitas e despesas que estão em andamento. Registrar rigorosamente suas receitas e despesas ajuda a planejar sobre o que fazer com o dinheiro que você ganha.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*