Dicas essenciais para o controle de contas a pagar e receber da empresa

contas a pagar e receber

Só de ouvir a palavra “contas” você já fica assustado, mas, relaxe, não é tão ruim assim. As contas a pagar e receber de uma empresa são de onde surge o fluxo de caixa da mesma e ambas lidam com o crédito da empresa, a diferença entre elas é que as contas a pagar fazem referência às obrigações financeiras da sua empresa, que ela tem com outras empresas, pessoas ou órgãos do governos, como pagamento de materiais fornecidos, aluguel do espaço e impostos, enquanto as contas a receber são o dinheiro surgido através das obrigações que outras empresas possuem com o seu negócio, para as quais sua empresa presta serviços ou vende produtos.

Manter um bom controle dessas contar, sejam as a pagar ou as a receber, é essencial para a gestão financeira de uma empresa funcionar e fazer com que esta decole e possa crescer cada vez mais e melhor. E por isso aqui vão dicas essenciais do que fazer para obter um bom controle das contas da sua empresa.

– Dê preferência ao pagamento de contas que deem desconto no pagamento efetuado rapidamente.

– Mantenha as contas não pagas separadas e priorize de acordo com a data e o seu valor.

– Use serviços de débito direto para pagamentos recorrentes, evitando esquecimentos.

– Faça um registro das contas a pagar e a receber, e a cada vez que houver o pagamento ou o recebimento, sinalize como pago ou recebido para evitar confusões desnecessárias.

– Mantenha a consistência, fazendo pagamentos na mesma data para fluir melhor.

– Mantenha contato com o cliente para o lembrar de suas obrigações e evitar atraso de recebimentos.

– Tenha alguma forma de cobrança, como emissão de boletos, notas fiscais, envio de e-mails, entre outros, para que seu cliente se lembre de pagar o que te deve.

– Dê descontos a seus clientes que pagarem logo, ou algum outro tipo de bônus que o incentive.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*