Dicas para controlar suas contas a pagar e receber

contas a pagar e receber

São diversas contas todo mês: salário, aluguel, impostos, mensalidades, telefone, luz, água, internet, televisão, cartão de crédito, compras para casa, compras pessoais, remédios, transporte, e outras mais. E é uma atrás da outra. Provavelmente você odeia quando chega o começo do mês e seu dinheiro parece que simplesmente desapareceu! Se no final do mês você já está bem apertado e você não esperava por isso, está na hora de começar a controlar essa gigante quantidade de contas que você paga todo mês com base no que você ganha mensalmente.

O controle de contas a pagar e receber é uma ótima forma de se prevenir, não atrasando pagamentos, não gastando mais do que deve ou para saber como mudar de atitude na hora de gastar dinheiro por aí. Basicamente, esse controle ocorre no registro em planilhas ou softwares para controle financeiro de todo dinheiro que sai e entra de sua conta, respectivamente. E para você começar esse controle agora, aqui vão algumas dicas que são fundamentais para que você consiga se beneficiar dessa nova atitude:

– Saiba sempre qual é o valor das contas a receber: se você ganha um, dois ou mais salários, sempre os anote nos seus valores reais ou médios, caso não sejam fixos. Ser otimista nesse momento não é algo bom, pois caso você ganhe menos no mês esse planejamento já não daria mais certo. Se você recebe valores a mais, como de seus pais, amigos, etc, também anote-os.

– Tente ajustar os vencimentos das contas a pagar para logo após de quando seu salário cair. É bom pois não te dará a impressão de que há muito dinheiro sobrando ou você não cai na tentação de gastar o que iria para algo mais importante.

– Anote todos os valores das contas a pagar: se for um valor fixo, tudo bem, mas caso seja passível de mudanças, como luz e água, tente colocar uma média ou o valor do mês anterior, que é perto do esperado.

– Use o cartão de crédito ao seu favor: se você souber que terá mais dinheiro para pagar depois, é uma boa. Mas se você está colocando no crédito e ainda vai tentar fazer um milagre para este dinheiro aparecer, esqueça, é pura encrenca!

– Gaste sempre menos do que você recebe: esta dica é fundamental para não se enfiar em dívidas mais tarde.

No comments yet.

Deixe um comentário

*