Dicas para decorar o quarto infantil em diferentes fases da vida

Decorando

Quem nunca sonhou em decorar o quarto do bebê? O ambiente em que o pequeno passará boa parte do seu dia deve ser aconchegante que ofereça segurança. Deixe os enfeites de lado na hora de decorar o quarto, pois o excesso pode confundir um pouco os pequenos, ocasionando um acúmulo de informações que pode ser evitado. O bebê precisa viver em um ambiente tranquilo, principalmente nos primeiros meses, dessa forma protegê-lo de ruídos, sustos e acidentes ajudará em seu desenvolvimento.

Proteção para o recém – nascido

1351125929149Os cuidados devem começar com a disposição dos móveis, dessa forma, os pais devem pensar na praticidade na hora de lavar e na disposição, que deve permitir uma maior mobilidade. Dessa forma os pais devem se atentar a disposição dos móveis e se eles permitem uma boa mobilidade. Pode parecer cedo para pensar em redes de proteção, mas elas são importantes para diminuir o risco de quedas. As redes de proteção são feitas de materiais anti – alérgicos e tem uma grande vida útil, assim não será necessário se preocupar com as redes por muito tempo.

 

 

 

 

Mobilidade para a primeira infância

Para quartos de crianças com idade entre 2 e 7 anos, o ideal é pensar em um ambiente que incentive e seu desenvolvimento mental. O quarto deve ter um misto de local de descanso e para brincadeiras. Deve haver um local para guardar os brinquedos, com um baú, por exemplo, em que será possível organizar os brinquedos. Os pais podem escolher temas, de acordo com a idade e sexo, com guarda roupa com tamanho ideal para que os pequenos possam pegar algo. Estimule a organização dos pequenos e pense na disposição da cama, que se ficar encostada na cama, aumenta o espaço para outros móveis ou deixa uma área livre para brincadeiras.

Quanto a decoração, os pais podem abusar dos adesivos, que podem ser aplicados nas paredes e demais móveis. Nessa faixa de idade já é possível brincar mais com as cores, inclusive em móveis como cama, almofadas, armários e outros. Uma beliche com escadas divertidas, por exemplo, garantem um ambiente mais divertido para os pequenos. Instale espelhos no quarto, pois eles estimulam o desenvolvimento quando a criança observa seus movimentos, gestos e fala. O ideal é fixá-los rente a parede para evitar quebrá-lo.

decoracao-quarto-de-bebe-menina

De 7 a 9 anos

Nessa faixa de idade, as crianças tendem a querer mais liberdade e nesse momento os pais devem impor alguns limites. Evite por exemplo, instalar videogames e tevês, pois isso pode diminuir o interesse por atividades mais estimulantes e que gastam a energia. Além disso, os pais terão menos possibilidade em impor limites quanto ao uso desses equipamentos. Dificulte um pouco o acesso a esses dispositivos e estimule o interesse por outros, como algum instrumento musical, por exemplo.

Dê preferência ao aparelho de som, já que a música pode ser mais estimulante as atividades, além de serem ideais para marcar a hora do banho, do sono, do passeio. O uso do aparelho também é indicado para as demais fases da infância, pois a música pode acalmar bebês estressados e estimula crianças a brincar e se divertirem.

No comments yet.

Deixe um comentário

*