Grávida e magra – a beleza de manter o mesmo guarda-roupas

Na Gestação

Sempre tem uma abençoada assim, não é? Essas magrinhas que, quando engravidam, ganham só um quilo por mês e conseguem continuar usando as mesmas roupas ao longo de praticamente toda a gestação. Hmmm… que invejinha…

Mas mesmo essas ungidas precisam se adaptar – afinal a barriga delas também cresce! E mesmo as pernas não aumentando de volume, a cintura já não vai fechar. Forçar a barra é perigoso para a circulação da mãe e a saúde do bebê, então, é totalmente fora de questão. Por outro lado… “caramba, mas as calças ainda me servem tão bem! É só a cintura! Não tem como dar um jeitinho?”

Tem sim! Faixa nela!

Essa faixa deve ser uma das melhores invenções entre todas as roupas de grávida, acessórios e tudo o mais, pelo menos para as gestantes que não ganham muito peso e não precisam investir em um guarda-roupas novo e temporário. Funciona assim: tem uma espécie de “extensor” que você usa para conseguir fechar a calça; esse extensor tem um botão em uma das pontas e uma “casa” na outra. Esse botão do extensor você vai abotoar na “casa” da sua calça – e a “casa” do extensor vai fechar lá no botão da sua calça. Entendeu? Dá uma olhada na imagem. Simples demais!

Grávida

Proooonto. A calça está fechada e confortável. Mas não fica muito bonito, não é? Ah… é aí que entra a faixa! É uma espécie de cinto largo feito em tecido elástico que você usa ao redor da cintura. Ela tampa o extensor, firma melhor a cintura da calça e ainda dá um toque todo especial no look! Pra melhorar ainda mais, existem faixas de vários tamanhos e com inúmeras opções de estampas! Quer jeito melhor de quebrar o look sisudo do escritório?

E o bacana da faixa é que você não precisa usar só quando quiser aumentar a cintura da calça jeans. Se quiser, pode usar com legging (mesmo sem ter que esconder extensor nenhum), calça de sarja, etc. Dá pra usar até com short, mas aí convém ficar de olho na sua altura, já que uma faixa larga colocada sobre uma peça curta como o short pode fazer você parecer mais baixinha. Talvez uma faixa menos larga seja melhor em alguns casos.

Não aperta demais?

Na verdade, não, já que ela é feita em material elástico exatamente para vestir com firmeza e, ao mesmo tempo, com conforto e sem prejudicar a circulação. Entretanto, mulheres com mais peso ou que tenham quadris mais largos podem se sentir desconfortáveis. Nestes casos, o melhor é procurar por faixas maiores – se não houver, aí o jeito vai ser abdicar das calças jeans por enquanto.

Aliás, mesmo com extensor, alguns modelos de calça jeans do seu armário podem ficar um pouco apertados, conforme o tipo de corte. Mesmo que seja sua calça favorita, convém ponderar e deixá-la guardadinha. Roupas que apertam muito na região da cintura são sempre prejudiciais para a circulação, mesmo quando não há gravidez – imagine, então, quando há! Então, pense em sua saúde e na do bebê, também, e deixe a calça descansando. São só alguns meses, passa rápido. 😉

Essa faixa ajuda a suportar o peso da barriga?

GrávidaA função dessa faixa, especificamente, não é dar suporte ao peso da barriga. Ela foi criada mesmo com uma função estética para o look da gestante, e para por aí. As faixas de suporte são feitas num material diferente e são bem mais largas, normalmente da linha debaixo da barriga até o alto dela (aliás, algumas são super reforçadas). Essas para cobrir o extensor de calça pegam da linha da barriga até o quadril, formando quase um “saiote” sobre a calça, dependendo de sua largura. Ou seja, se sua médica recomendar o uso de faixas de suporte, essa não vai te atender.

Faixas de lenço

Essa é uma dica bem bacana pra quem não quer/não pode comprar faixas para cobrir o extensor: usar um lenço que você já tem, no lugar dela! Fica muito charmoso e ainda vai ter o seu estilo, já que você já usava esse lenço antes de engravidar. O problema é que lenços não são de tecido elástico, então, se você deixar frouxo, ele pode cair pelos quadris – e se apertar demais, talvez nem consiga se sentar! A solução? Use um passador de cinto da calça para firmá-lo e pronto! Use numa das laterais, pra dar um ar mais descontraído, mais “cigano”, e assim você vai poder deixá-lo mais soltinho sem o risco dele cair. Prático, não é?

Tudo é invenção, amiga. Algumas são invenção da moda, outras são nossas mesmo! 😉

No comments yet.

Deixe um comentário

*