Dicas para fazer backups dos seus ficheiros e não voltar a perder as fotos do iPhone!

Fonte: Pixabay

Se não tem o hábito de fazer backups dos seus dados e documentos, estas dicas são para si!

Quantas vezes já ouviu histórias de amigos ou colegas que perderam vários documentos importantes da empresa ou todas as fotografias que estavam no iPhone? Pois…

Já não imprimimos todos os nossos documentos, nem todas as nossas fotografias. Tudo é cada vez mais digital e cada vez menos físico. E esta é uma daquelas coisas que, num ou noutro dia, acabar por nos acontecer a todos.

No entanto, há formas de proteger e evitar perder os ficheiros, dados e imagens que são mais importantes para si! Saiba algumas!

  • Faça uma lista do que é importante guardar para si: documentos pessoais, documentos de trabalho, fotografias, vídeos, músicas, contactos, agenda, programas… É um processo que irá ser moroso na primeira vez, mas valerá a pena porque irá ajudá-lo a perceber tudo o que tem guardado no computador, tablet ou smartphone e a separar o que é importante do que pode ser apagado.
  • Tenha um backup físico e outro online. A sua estratégia deve prever possuir mais de um backup. Apesar de ser óptimo ter um backup num HD externo, por exemplo, saiba que estes também nos falham… geralmente quando mais precisamos deles! E ter apenas um backup, nos dias de hoje, é quase equivalente a não ter nenhum backup. A dica é ter pelo menos duas cópias de segurança dos arquivos e ficheiros que são importantes para si em locais diferentes! Uma delas num HD externo, por exemplo, e outra num serviço online, em sistemas como a Dropbox,  GoogleDrive, iCloud, ou outro semelhante. Para fotografias poderá experimentar também serviços de álbuns on-line, como Flickr ou o Picasa Web. O mesmo vale para os vídeos. Poderá usar serviços como o YouTube, pois na maioria destes sites tem a opção de armazenar os seus arquivos ou de forma pública (acessível a qualquer pessoa) ou de forma privada (acessível somente a si).
  • O seu smartphone e tablet também precisam de backups. Acidentes acontecem e perder a lista inteira dos seus contactos, todas as fotos das férias ou do 1º ano do bebé não daria muito jeito, pois não? Vale a pena avaliar as possibilidades de sincronização dos seus dispositivos e definir sincronizações automáticas e frequentes ou configurar sistemas de armazenamento estilo cloud para este tipo de dispositivos também.
  • Nunca faça backups numa pendrive! Apesar de serem super compactas e práticas para partilhar ficheiros e dados, não são uma boa solução a longo prazo, porque falham com bastante frequência.
  • Defina uma rotina para criar os seus backups e cumpra-a! Há uma regra básica que deve seguir sempre: quanto mais trabalhar no computador, mais frequentemente deve criar backups! E existem hoje em dia diversos softwares e Apps que pode programar para realizar por si, automaticamente, a criação de backups, como o Time Machine nos Macs. Há várias outras alternativas e opções disponíveis que vale a pena pesquisar e conhecer. Ao utilizar quaisquer serviços de armazenamento verifique sempre as políticas de privacidade e o nível de segurança do website ou empresa. Não utilize serviços desconhecidos ou com poucas referências na internet! Se não estiver certo sobre o que escolher ou sobre a frequência que deve definir para os seus backups aconselhe-se sempre com um profissional da área ou com um técnico de informática. É fundamental informar-se correctamente antes de confiar a terceiros os seus dados e ficheiros confidenciais!
  • Não use o computador enquanto estiver a criar o seu backup! Além de correr o risco de corromper algum ficheiro, o seu computador irá ficar muito mais lento e demorará imenso tempo a terminar a tarefa. Planeie o backup para um horário em que não vá precisar de estar ao computador ou deixe o backup a fazer durante a noite.
  • Invista num bom antivírus, para que os seus dados e os seus backups estejam protegidos contra ameaças de malware e outras semelhantes que podem danificar e corromper os seus ficheiros e os respectivos backups!

Mesmo com todas as cautelas e cuidados, uma coisa é certa: os seus documentos e ficheiros nunca estão 100% seguros. A Lei de Murphy é absolutamente implacável no mundo digital.

No entanto, a melhor defesa é mesmo apostar em criar backups! É uma sensação de alívio brutal quando recupera um ficheiro importantíssimo, simplesmente porque tinha criado uma cópia dele! 🙂

No comments yet.

Deixe um comentário

*