Facilitando no transporte

As plataformas ganharam uma repaginação. Ripas de madeira igualmente espaçadas foram pregadas sobre outras mais grossas, estas últimas servindo como “pés” para manter um certo espaço entre as ripas e o chão. Por debaixo dessas ripas, as empilhadeiras (um veículo cuja única função é carregar grandes cargas de uma só vez) encaixam duas pás retas e erguem os paletes carregados no ar, com toda a carga que estes carregam.

A-criação-de alguns-suportes-facilitaram-o-transporte.Esta, talvez, seja a rotina incessante da maioria das empresas que trabalham com transporte de um número muito grande de mercadorias em seu depósitos. E isso acontece todos os dias, como se não fosse algo trabalhoso ou não tomasse um bom tempo por parte dos trabalhadores. Mas acredite, isto já foi muito pior em nem tanto tempo atrás. Hoje em dia já encontramos inúmeros equipamentos e aparelhos, que nos ajudam a mover coisas pesadas, carregar objetos frágeis, de um lugar para o outro, sem que haja um esforço tão grande quanto era nos tempos passados.

Um exemplo longe do setor de indústrias e comércios, são as mudanças de casa que davam muito mais trabalho para aqueles que resolvessem se arriscar e perder o dia todo em carregar móveis e aparelhos domésticos pesados pro caminhão e depois todo o procedimento no novo lar. E o mais difícil de tudo, era garantir que todas as suas coisas se mantivessem em 100% de seu estado original. Aliás, até hoje é quase impossível não ganhar um arranhão ou um risco, até nas mudanças de lugares dentro da própria casa.

Com o tempo aprendemos a criar novas maneiras de facilitar as coisas, sejam em qualquer ramo e segmento, e podemos afirmar que ninguém teve problemas em se adaptar a esses novos suportes que nos auxiliam em todos os cantos. Os paletes representam também um grande avanço, e apesar da sua simplicidade, sua importância é muito grande quando pensamos no transporte e carregamento de materiais pesados e frágeis.

Os paletes variam muito de carga, dependendo do material de que são feitos e de suas dimensões. Os de madeira, mais tradicionais, podem suportar até 2 toneladas de peso estático, ou seja, se os volumes forem colocados sobre eles e mantidos ali simplesmente para estoque. Em situações de transporte com carga (ou seja, durante o transporte com a empilhadeira), recomenda-se que se coloque até 1,6 tonelada, já que a movimentação produz stress extra sobre as ripas.

Sem-a-ajuda-de-um-suporte-o-trabalho-se-torna-muito-maior.Talvez a utilização deste tipo de suporte seja realizada mais na área de indústria, onde mexem o dia todo com uma quantidade maior de produtos extra pesados. Mas o uso de paletes, por exemplo, em situações mais convencionais como em feiras e até mesmo em mudanças, pode ser a diferença entre quebrado e avariado, com o seus pertences e mercadorias em perfeitas condições de uso.

A importância dos paletes dentro das empresas pode ser ainda mais percebida, quando traçamos uma linha no tempo em relação a linha de produção, que melhorou bastante com a chegadas destes novos suportes. Existem também paletes de plástico, que podem ser vistos principalmente no ramo alimentício. Essa ferramenta protege, além das quebras dos produtos, que acidentes aconteçam com os trabalhadores, que antes se arriscam ainda mais a própria saúde, no transporte de cargas que ao serem descontroladas podem ser fatais, causando algumas tragédias até um pouco mais sérias.

No comments yet.

Deixe um comentário

*