Judô conheça a verdadeira História

Judô é a junção de duas palavras em japonês, “ju” é suave e “dô” é caminho: CAMINHO SUAVE. O estilo de luta que nos tempos de hoje é conhecido como Judô teve inicio no século XIX em meados de 1882. Um Homem de 23 anos chamado Jigoro Kano fundou o Instituto Kodokan, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial.

Com muitos praticantes e federações distribuídas pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados. Não sendo exclusivo somente para homens fortes, mas sim, estendendo suas praticas para mulheres, crianças e idosos, com isso o judô teve um aumento muito alto em relação ao número de simpatizados dessa arte.

A técnica do judô utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual“. A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico.

Através de Eisei Maeda, em meados de 1922, o Judô aparece pela primeira vez no Brasil. O Conde de Koma, como também era conhecido, fez uma apresentação no país em Porto Alegre. Passando pelos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, transferindo-se depois para o Pará, onde fez com que todos apreendessem seus conhecimentos da nobre arte. Outros mestres também faziam exibições e aceitavam desafios em locais públicos. Mas foi um início bem conturbado para um esporte que viria a se tornar tão popular.

Um fator decisivo na escalada do Judô foi à chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência.

Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado, tem no Brasil um “celeiro” de bons lutadores, fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente, inclusive no Japão. Por ser um esporte de triunfos nacionais, tem “sua marca” associada ao sucesso.

O fundador do Judô

Datas importantes que marcaram a história do Judô


18/10/1860- Data de nascimento
1877- Ingressa na universidade universal de Tóquio; torna-se aluno do mestre Fukuda (Jujitsu)
1878– Funda o primeiro clube de basebol do Japão
1881– Licenciado em letras; torna-se aluno da escola de Kito (jujitsu)
1882- Forma-se em ciências estéticas e Morais. Em fevereiro, funda a sua escola a qual deu o nome de Judô Kodokan e em agosto é nomeado professor do Colégio dos Nobres
1884- Nomeado do adido do Palácio Imperial
1886– Nomeado vice-presidente do Colégio dos Nobres
1889– Viaja à Europa como adido da casa Imperial
1899- Torna-se presidente do Butokukai ( Centro de estudos de artes militares)
1907- Elabora os três primeiros Kata’s do Judô
1909- Torna-se membro do Comitê Olímpico internacional, como primeiro representante do Japão.
1911- Eleito presidente da federação Desportiva do Japão
1922- Passa á ter assento na Câmara Alta do Parlamento Japonês
1924- Nomeado Professor Honorário da Escola Normal Superior de Tóquio
1928- Participa da Assembléia Geral dos Fogos Olímpicos de Amsterdã
04/05/1938- Morre a bordo do navio que transportava ao Cairo onde se realizava a Assembléia Geral do Comitê Internacional doa Jogos Olímpicos

créditos: http://www.ideiafitness.com 

No comments yet.

Deixe um comentário

*