Manutenção em dia, van na estrada

Quem trabalha com aluguel de vans tem uma relação de amor e ódio com as vias brasileiras. Os mais sortudos colocam seus veículos para rodar sempre em rua e estradas com pavimentação excelente, um verdadeiro tapete de asfalto. Mas estes não são a maioria. Não… os que compõem o grande time têm um coração sofredor, que conhece bem os buracos e as irregularidades que seus veículos vão enfrentar a cada viagem.

Engana-se quem pensa que esses sofrem tanto quanto um carro de passeio. É bem pior… vans são obviamente mais pesadas mesmo quando estão vazias – e quanto se enchem, pense, é de gente e de bagagem. Muita gente. E muita bagagem. Dependendo do número de lugares disponíveis na van, se todos eles forem ocupados e se cada pessoa levar uma mala grande, ela pode ter que carregar, de repente, quase uma tonelada a mais. E se os passageiros forem mais pesadinhos, então?? Puxa vida… E o empresário desse ramo, de locação de vans, sabe muito bem como esse peso, somado às condições das nossas vias, judia das suspensões, amortecedores e pneus de seus veículos.

Manutenção now!

Manutenção de vanManutenção de van não é a coisa mais barata. Como as peças são submetidas a um stress muito maior do que um veículo de passeio, a construção das mesmas tem que ser mais robusta para dar conta e isso faz seu custo subir muito. Seu desgaste também é mais rápido por causa dessa pressão toda (mesmo tendo sido feita para isso) e pra piorar, as irregularidades das vias brasileiras aumenta mais ainda o desgaste, botando um ponto final na vida útil do conjunto todo.

Sai caro? Sai, mas sai mais caro ainda se deixar acumular vários problemas a resolver – afinal, um piora o outro e ainda provoca um terceiro, e por aí vai. Por exemplo, um vazamento de óleo, por menor que seja, pode danificar o motor a médio prazo, e isso vai acontecer de repente. Já imaginou ter que retificar o motor porque ele empenou internamente por falta de lubrificação? Nem queira saber o preço desse serviço – isso quanto tem conserto! Em alguns casos, é trocar o bloco, mesmo. Então, o melhor a fazer é providenciar o reparo assim que o problema for notado.

Direção tranquila é problema evitado

 

Uma das grandes vantagens em adotar uma direção calma e com respeito à sinalização é exatamente a prevenção de situações que possam provocar danos ao veículo. Quando o motorista adota uma velocidade segura e uma boa distância do veículo da frente, ele consegue visualizar a tempo irregularidades na pista e desviar a direção. Assim, evitam-se aquelas “panelas” (buracos realmente grandes em que cabe a roda quase toda) nossas de cada dia, além de irregularidades de um asfalto mal assentado, como aqueles “montinhos artilheiros” no meio da pista que socam nossos pneus inesperadamente – alguns até danificando as rodas.

Van em cima de um caminhão guincho

E é importante perceber esses  perigos à frente porque, quando se percebe em cima da hora, a tendência é dar um golpe no volante. Às vezes dá certo, às vezes não e às vezes… capota-se o veículo. Quando dá certo, é às custas de passageiros dando cabeçadas nos vidros; quando dá errado, eles dão as cabeçadas e ainda por cima o veículo leva o tranco do mesmo jeito; e quando capota… bem, nem é preciso detalhar essa parte. Mas se as meras cabeçadas dos passageiros não importarem quando o desvio-relâmpago deu certo, lembre-se que essa guinada faz a carroceria chacoalhar de uma forma para a qual esse veículo não foi projetado. Todos os pontos de fixação da carroceria no chassi sofrem com o sacode repentino e isso, a longo prazo, reduz a vida útil do coitado. Além do mais, a mais simples torção da carroceria já é suficiente para criar dificuldades na abertura e, especialmente, no fechamento das portas, inclusive na porta lateral que corre em trilhos. Imagine a vergonha em tentar fechar a porta duas, três, quatro vezes na frente dos passageiros? Má impressão garantida e novos contratos com eles no lixo.

A essa altura, já ficou clara a responsabilidade que um gerente de aluguel de vans deve ter com a frota, não é? Os custos são altos mas podem ser mais altos ainda se a manutenção for ausente ou mesmo leviana. Hoje, gasta-se com manutenção preventiva, mas a certeza de que a frota está em excelente estado é também a certeza de que as viagens e traslados ocorrerão sem problemas, passando firmeza e segurança aos clientes e sinalizando possíveis novas contratações do serviço no futuro, com eles ou então por indicação dos mesmos. E não existe propaganda melhor do que aquela feita por clientes satisfeitos!

Mantenha a frota a postos, empresário, para evitar ter que ir a pé na estrada!

No comments yet.

Deixe um comentário

*