Montando uma planilha de gastos

A planilha de gastos é uma das formas mais comuns que se tem de realizar o controle financeiro. Por ser fácil e prática, muitos escolhem conviver com a planilha para que sua vida financeira possa funcionar bem e gerar bons frutos, evitando dívidas e confusões quanto a gastos no geral. E se você está pensando em montar uma, aqui iremos dar algumas dicas, mas já fica a primeira: você está indo pelo caminho certo!

– Para montar sua planilha, muitas pessoas o fazem usando o Microsoft Office Excel, um programa de planilhas que geralmente vem nos computadores. Algumas compram ou baixam softwares mais preparados para o controle financeiro, mas nosso objetivo aqui é fazer você mesmo criar e manejar sua planilha de gastos.

– Antes de tudo, separe em colunas os 12 meses do ano para organizar sua tabela.

– Insira as receitas, isto é, todo o dinheiro que entra em sua conta a cada mês e que você terá para gastar, como salário, aposentadoria, aluguel, etc. No fim, coloque o total de dinheiro recebido.

– Agora é a parte dos gastos. Essa área, reservada  para as despesas, será preenchida durante todo o mês, então coloque tudo o que você lembra por agora de gastar durante o mês: aluguel, condomínio, luz, água, impostos, transporte, compras de mercado, matrículas, mensalidades, internet, tv a cabo, telefone, etc. Esse campo sempre será bem extenso e deve ser adequado às suas necessidade e a sua realidade. Ao final, coloque o total das despesas.

– Selecione as colunas das receitas e das despesas e lá em cima, na aba “Início”, selecione Número > Moeda > Casas decimais 2 > Símbolo R$ > OK.

– Em “Total de receitas”, selecione a célula do primeiro mês e vá até a aba Fórmulas > Matemática e Trigonometria > Soma. Selecione, então, as células que você deseja somar para formar o total de receitas daquele mês. Para que as células dos demais meses funcione da mesma forma, basta clicar na célula que já possui a fórmula e arrastar até a célula do último mês. Faça o mesmo com “Total de despesas”.

– Crie uma área para o saldo final do mês, inserindo a fórmula SOMA novamente, clicando na célula que é o total de receitas do mês, coloque o símbolo “-” (menos) e clique na célula do total de despesas. É só clicar e arrastar para que os outros meses funcione da mesma forma.

No comments yet.

Deixe um comentário

*