O direito imobiliário e a sua ação indispensável

direito imobiliárioEstá com problemas com o seu imóvel e não sabe como resolver, ou quem procurar? Pois bem, existe um setor no direito específico para este tipo de problema: o Direito Imobiliário!

O Direito Imobiliário cuida de fatores que possam envolver qualquer tipo de imóvel. Vamos ver alguns dos principais problemas que podem ser resolvidos por este setor do Direito:

  • Condomínio:

Quem mora em apartamento já passou, ou ainda vai passar, por algum tipo de problema envolvendo o condomínio. Seja o alto valor que lhe é cobrado, o qual não é repassado para a manutenção do prédio; seja pela cobrança indevida de mensalidades; seja pelo atraso de pagamento; seja por problemas com outros moradores.

Talvez os prédios sejam de onde surgem as maiores clientes do Direito Imobiliário. Isso porque há uma dezena – ou centena – de moradores dividindo um mesmo espaço comum (que são as áreas de dependência do edifício, tais como: garagem, hall de entrada, piscinas, salão de festas, jardim, entre outros). O simples motivo de dois moradores quererem utilizar o salão de festas no mesmo dia pode gerar uma briga sem fim e, assim, será necessário a intervenção de um responsável pelo Direito Imobiliário, para que os ânimos se acalmem.

Problemas com vagas na garagem ou barulho após os horários estabelecidos são problemas recorrentes em condomínios. Dependendo do prédio, e do síndico, uma simples conversa na portaria pode gerar confusão, e multa. Não precisa dizer o quão necessário é o Direito Imobiliário nessas eventualidades.

  • Aluguel:

Quem mora de aluguel, seja em casa ou apartamento, sabe que vez ou outra surgem alguns contratempos. Cobranças indevidas são as maiores vilãs dos locatários. E, no caso dos proprietários, a falta de pagamento é o grande problema, que os deixa de cabelo em pé. Para que ambas as partes não sejam lesadas, é extremamente importante a existência do Direito Imobiliário, que possui todas as leis e fará com que nenhuma das partes saia no prejuízo.

  • Compra e Venda:

Na compra e venda de um imóvel, os pormenores são fundamentais. Cada cláusula contratual tem o seu valor, e fará com que ambas as partes evolvidas tenham o que lhe foi prometido. O Direito Imobiliário preza para que comprador e vendedor saiam satisfeitos.

No comments yet.

Deixe um comentário

*