O que é a insolvência?

O processo de insolvência nada mais é do que um tipo de estado determinado onde os devedores deverão ter uma série de prestações diferenciadas a cumprir superiores a todos s rendimentos que vem recebendo. Por isso um profissional considerado como insolvente não consegue cumprir as suas obrigações e seus pagamentos devido a isto. Uma pessoa a partir disto ou uma empresa insolvente poderá ao final dos processos se tornar declarada como insolvente, em falência ou mesmo em recuperação determinada.

O termo é bastante confundido em conversas coloquiais, na maioria das vezes os usuários confundem os termos de insolvência e de falência. Todas as palavras tem significados tanto econômicos como jurídicos de forma distinta, e a falência é um estado onde o devedor deverá ser responsável por mais dívidas do que os bens que possuem, uma empresa com isto, ou uma pessoa falida não deverá estar insolvente, e vice versa.

Confira alguns exemplos práticos para você entender um pouco mais como funciona a insolvência.

Quando que o falido não está insolvente?

Um estudante poderá pedir um empréstimo para acabar um curso, e no final do curso está devendo milhares de reais, e não possui dinheiro, por isso está falido. O total das suas dívidas é algo bem superior ao total do que possui, mas em contrapartida não está insolvente.

Este profissional poderá cumprir de forma antecipada todos os seus compromissos, além de pagar a renda da casa, e ainda não tem como pagar os empréstimos.

Em alguns anos ele irá começar a trabalhar com novos salários e pagará as futuras prestações de sua dívida atual, ele está falido, mas não está insolvente neste caso.

Já o insolvente não falido é aquele que contrai uma dívida e paga parte dela, mas não consegue pagar as prestações mensais, e isto se repete por três meses, o banco a partir disto o declara como insolvente, e os bens sempre vão á praça e as dívidas acabam sendo pagas em seguida. O que sobrar de dinheiro poderá deixar os empresários com uma boa margem de lucro por exemplo, mas mesmo assim ele deverá estar insolvente.

 

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*