O que é o clima organizacional e como pode interferir no dia a dia da vida das pessoas?

O que é o clima organizacional e como pode interferir no dia a dia da vida das pessoas?Podemos dizer que o clima organizacional nada mais é do que a qualidade do ambiente que deverá ser percebida ou mesmo experimentada diretamente pelos participantes de empresas e que acaba por sua vez por influenciar totalmente seus comportamentos. Esta nada mais é do que aquele tipo de atmosfera considerada psicológica que todos acabam por perceber quando entram em um determinado ambiente e acabam fazendo as pessoas se sentirem mais ou menos a vontade para permanecer por ali, além de interagir e realizar todos os processos.

Somos influenciados todos os dias pelo clima organizacional, e também o influenciamos. Como resultados disto podemos dizer que se caso a cultura organizacional for virtuosa este tipo de ciclo irá amplificar em comportamentos construtivos, o que poderá gerar uma maior produtividade bem como uma maior qualidade de vida. Caso porém a cultura seja considerada como algo vicioso cada vez mais teremos um comportamento destrutivo, o que poderá sempre desgastar as pessoas e seus relacionamentos determinados.

É fundamental se conhecer todos os fatores que acabam dificultando por sua vez a manutenção de um clima organizacional que possa ser produtivo se temos interesse em intervir de forma que seja significativa em todos os processos.

Os inimigos dos climas de produção

Podemos citar uma série de fatores que são considerados como inimigos de um clima organizacional existente, isto totalmente otimizado para a produtividade o que são problema de relacionamento entre os colegas, os gestores e também os subordinados, bem como uma falta de comunicação que seja eficiente, bem como todas as atitudes consideradas negativistas e ainda toda a instabilidade considerada emocional. Para que os empreendedores possam saber se a sua empresa vem entrando neste tipo de problema é possível se perceber alguns sinais comuns como por exemplo o chamado turnover, que nada mais é do que a perda de talentos, bem como reclamações trabalhistas, retrabalhos, desperdícios e ainda perdas diversas.

E também podemos citar quando diminui onde o usuário tem principalmente a sua produtividade interferida, a sua motivação, a assiduidade e ainda a inovação existente.

No comments yet.

Deixe um comentário

*