O que é PageRank

SEOUma das informações mais importantes para qualquer site quando está iniciando o seu planejamento de SEO é o PageRank. Comparando com a televisão em termos de importância, podemos fazer uma breve relação com o IBOPE, que é índice máximo de audiência que um determinado canal de televisão apresenta e que acaba interferindo diretamente no valor dos comerciais que são vendidos.

Existem outras formas de medir uma audiência de site, principalmente com a quantidade de visitas e de cliques, mas para o Google o sistema de classificação que mais é levado em consideração é o PageRank. Quando mais alto um determinado site tiver, mais relevante par ao buscador ele será, e consequentemente mais vezes ele aparecerá bem posicionado no Google e melhor o resultado do seu SEO.

Por tanto trata-se de uma avaliação de relevância de uma determinada página, que é representada em uma escala de 0 a 10, sendo que o 0 representa uma página que ainda não é significante para o buscador, e o 10 é uma página absolutamente relevante para o buscador.

  • Calculando o PageRank

Para saber qual o PageRank de uma determinada página, o Google acaba levando em consideração a quantidade de links que a página recebe. Cada vez que uma página acaba apontando um link para a sua página, é como se funcionasse como um atestado dizendo que sim, sua página tem um conteúdo tão relevante a ponto de eu apontar na minha página um link para a sua.

Mas não é apenas a quantidade de links que são apontados para a sua página que acabam refletindo em uma boa classificação de Page Rank. Para uma boa prática de SEO,é importante que as páginas que apontam links para a sua também sejam relevantes. Ou seja, se uma página que possui menos visitantes que a sua aponta um link, isso vai acabar pouto interferindo no sistema geral de contagem.

Agora, quando uma página muito popular, com milhares de acessos, apontam links para a sua, isso significa que realmente existe uma grande chance que o seu conteúdo é relevante, e consequentemente o site da pessoa vai ganhar mais notoriedade e poderá ter a sua classificação de PageRank ampliada.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*