Oportunidade de ensino gratuito e de qualidade

Existem diversas iniciativas para aumentar o desenvolvimento da educação no País.

 

Visando diminuir um dos problemas existentes no Brasil, o Governo Federal criou alguns programas voltados para incentivar a educação. Os programas geram oportunidades de ensino totalmente gratuito e de qualidade para estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública e para estudantes beneficiados com bolsa integral da rede privada.

Existem oportunidades desenvolvidas pelo Governo que visam a inclusão ao estudo desde o ensino básico a pós-graduação

Entre os programas desenvolvidos está o Pronatec, que pode ser considerado como uma das maiores iniciativas de desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no Brasil. Sendo que o programa viabiliza cursos técnicos gratuitos aos estudantes inscritos, assim como disponibiliza auxilio para o transporte e para a alimentação, oferecendo assim pacote completo para a população de baixa renda aumentar suas chances para o futuro, através da qualificação profissional em diversas modalidades.

Além do Pronatec, existem outros projetos criados para facilitar o acesso de alunos e professores à educação profissional e superior, como o Fies, que possibilita o financiamento dos estudos para quem não possui condições financeiras para arcar com os altos custos da formação superior. O Prouni, que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em Universidades, para os interessados que comprovar possuir renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio e para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Outro exemplo é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que possibilita bolsas de ensino superior para os interessados que se comprometam a trabalhar no magistério da rede pública de ensino.

Outro Programa importante de inclusão que oferece bolsas de estudo através do Educa Mais Brasil, que se trata de um programa que distribui bolsas de estudo para ensino básico, graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e de educação a distancia, a chamada EAD.

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*