Paletes de plástico: reaproveitamento diferente

Em tempos onde a natureza clama cada vez mais por novidades sustentáveis, encontramos também, quem se preocupe ainda mais em maltratar florestas e matas atrás do nosso precioso recurso da madeira. E dessas árvores e flora em geral, se extrai bastante coisa importante para o nosso dia a dia, principalmente se tratando de Brasil onde encontramos uma grande quantidade de “área verde” encontrada em nosso mapa.

Exemplificando dentro do campo comercial, podemos pensar no caso dos paletes de madeira, que fazem um papel fundamental na estocagem e organização de produtos das empresas. E apesar do uso da madeira já estar passando por um processo de controle, de acordo com todas fiscalizações e permissões necessárias, é possível imaginar o quanto de árvores e madeiras ainda caem todos os dias com o objetivo de suprir as necessidades das empresas.

E o resultado dessa extração, prejudica a todos. A madeira possui um processo no mínimo demorado para recompor a perda de matéria, e como se não bastasse, seu reaproveitamento também não se prolonga por muito já que ele possui uma vida útil mais frágil que quando acaba não oferece muitas opções de reciclagem. Para representar uma solução alternativa por outro lado, podemos pensar (ainda para o caso de estocagem de paletes) nos paletes de plásticos e no seu processo de reaproveitamento que é muito maior que a madeira, já que ele se faz muito mais amigável no que diz respeito a reciclagem. Com os paletes de plástico, a coisa muda. Todos sabemos que esse material tem degradação muito demorada quando descartado; além do mais, seu uso em artesanato é quase impossível, já que é uma peça sem beleza rústica e difícil de manejar artisticamente. Então o que fazer com os que devem ser descartados?

Paletes-de-plástico-são-muito-mais-recomendáveis-para-reutilização.Simples! Reciclar! A madeira não é reciclável, mas o plástico é! Muitas vezes, os próprios fabricantes de paletes plásticos fazem esse reaproveitamento, transformando-os em novas peças. Além disso, outras indústrias que produzem produtos plásticos diversos também podem reciclá-los e usá-los como matéria-prima na produção. Com a reciclagem, menos recursos oriundos do petróleo precisarão ser usados na produção das peças novas. Dessa forma você ganha muitos pontos com a sustentabilidade.

As empresas que têm paletes plásticos para descartar podem encaminhar para usinas de reciclagem mas, uma forma melhor ainda de fazer esse descarte é através do próprio fabricante de quem elas os compraram. Fabricantes de paletes muitas vezes já têm a estrutura adequada para receber peças descartadas e reciclá-las, e isso agiliza a logística de descarte e reutilização do material. É só vantagem!

Evite-a-utilizar-objetos-de-madeira-e-assim-ajudará-o-planeta-de-certa-forma.Hoje em dia, milhares de árvores ainda são desmatadas na floresta da Amazônia, com o objeto de suprir a demanda empresarial. Os paletes representam um grande exemplo disso, e se a substituição da madeira puder ser feita, o resultado economizará não somente as plantas, mas também milhões de litros de chuva que seriam produzidos por essas árvores desmatadas. O cuidado com o planeta deve vir de todas as empresas e de toda a população de maneira geral, independente da área de atuação, da religião, do modo de vida… Todos temos condição de preservar o único planeta que temos – e do qual já judiamos bastante. O que você faz para ajudar?

No comments yet.

Deixe um comentário

*