Por que sonhamos?

Embora estamos no ano de 2016, essa pergunta foi uma das mais buscadas no Google em 2014. Afinal, sonhar acontece diariamente com todos. Talvez você não se lembre de todos, mas eles acontecem, e durante poucos segundos, embora muitas vezes parecem conter longos fatos e histórias.

O motivo de sonharmos

paisagem abstrata - por que sonhamos

Muitas coisas podem acontecer conosco, durante nossa rotina, nossa vida. Geralmente, um sonho está associado a acontecimentos reais. Por isso, o que cada um sonha diz respeito apenas a si mesmo.

O motivo por muitos sonhos serem confusos e não parecer fazer sentido é que nosso cérebro recruta memórias sem uma ordem cronológica. Então, ele associa fatos ocorridos no passado com presente e vice-versa. É como sonhar com cachorro, com sua namorada, com um amigo de infância que você não vê há anos e num lugar não real.

Muitas vezes, os sonhos são frutos de emoções não digeridas por quem os sonhou. Por isso, você muitas vezes sonha com algo que chegou a pensar durante o último dia, mas apenas durante alguns segundos. Foi um pensamento relâmpago e que, por algum motivo (concentação no trabalho, por exemplo), não deu seguimento as assimilações das ideias. É bastante provável que você sonhe com isso.

Conclusão

Para o cérebro, sonhar é tão importante como pensar. Através dos sonhos, nossa mente funciona melhor e passa assimilar melhor as coisas. Muitos estudos indicam também que, através dos sonhos, podemos aumentar nossa capacidade de aprender coisas novas e melhorar a memória.

Anormal é não sonhar.

No comments yet.

Deixe um comentário

*