Psoríase Coça

psoríase coça
A psoríase é uma doença muito comum de pele, crônica, que não é contagiosa, mas, causa uma série de manchas vermelhas no corpo.  Em geral essa mancha tem em volta uma casca esbranquiçada, e se localizam preferencialmente junto à raiz dos cabelos, nos cotovelos e nos joelhos.

De todos os sintomas associados à psoríase, possivelmente o mais incômodo e o mais frequente é a coceira. Segundo um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) cerca de 80% das pessoas que convivem com a psoríase apresentam coceira como a pior parte dos sintomas causados pela doença. A psoríase coça?

Graus variados de coceira

Essa coceira ou irritação varia conforme a gravidade e a descamação da pele que a psoríase causa em cada um. Para algumas pessoas, a coceira fica concentrada em uma única área da pele, enquanto, para outas, o corpo todo pode ser afetado por esse sintoma incômodo.

Da mesma forma, a intensidade da coceira também pode variar. Enquanto algumas pessoas com psoríase apresentam coceira leve, outras possuem uma irritação tão forte que acabam coçando a ferida até ela sangrar e descascar.

Contudo, embora o ato de coçar possa trazer um alívio temporário, ele não é recomendado, pois, quando as pessoas com psoríase coçam a ferida, ela inflama a pele cada vez mais e pode até criar novas lesões nas áreas. Por isso, a recomendação médica é evitar ao máximo coçar, pois, esse ato, pode agravar e muito o quadro da psoríase.

Existem algumas técnicas aplicadas por dermatologistas para que as pessoas que tenham a psoríase evitem coçar os machucados.

Técnicas para evitar coçar a ferida

A primeira delas é chamada de “inversão de hábitos”, a pessoa deve começar a registar em um diário quantas vezes a psoríase coça ao dia. Pode-se ficar espantado(a) com os resultados ‒em regra geral, a coceira é muito mais frequente do que as pessoas pensam, por isso, quando se conhece esse número, acaba sendo um alerta para não se coçar,  funciona como um lembrete.

Uma outra técnica ensinada é, de quando aparecer a vontade de coçar, a pessoa deve aguardar 10 segundos que essa coceira para. Isto pode requerer alguma prática, mas com um pouco de treino, a pessoa vai conseguir.

Em seguida, ela deve substituir o ato de coçar por um comportamento novo ‒ por exemplo, cerrar o punho durante 30 segundos. O impulso de coçar geralmente desaparece ao fim de 30 segundos. Isto ajuda a quebrar o hábito de coçar e diminui a produção de feridas.

Esse texto falou sobre uns dos principais sintomas da psoríase, que é a coceira, e algumas formas de evitá-lo.

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*