Qual a diferença entre o vinho nacional e importado?

Falar sobre diferenças entre o vinho nacional e o importado é uma tarefa bastante complexa e exige bastante conhecimento na área, entretanto existem algumas coisas que são de simples observação mesmo para um leigo.

A primeira destas é o fato de que o vinho nacional tem um teor alcoólico menor do que o importado. O nacional é mais leve neste sentido. Além deste fator, temos a questão da qualidade da uva, se bem que, atualmente nossa uva tem apresentado um índice bem melhor, porém não há como negar que os climas mais frios como o Argentino, o Chileno e o Europeu, favorecem bastante às uvas estrangeiras.

Também temos a questão do preço que favorece, neste caso, os vinhos nacionais e, para competir neste item, muitas vezes são importados vinhos de menor qualidade la fora.

Porém, a meu ver, muitas vezes a preferência pelos importados se dá muito mais por status do que pela qualidade real do vinho. Tem muita gente tomando vinhos até piores do que os nossos simplesmente por achar que o consumo destes vinhos dá aos outros uma impressão de alto poder aquisitivo. Isto não é regra. Existem pessoas que realmente entendem de vinhos e consomem este ou aquele vinho por prazer e não por status.

Enfim, seja vinho nacional ou importado, consuma aquele que melhor satisfaça ao seu paladar.

No comments yet.

Deixe um comentário

*