Quem é o advogado?

advogados
Ser um advogado não é simplesmente uma pessoa com uma profissão. Os advogados são um munus publicum, ou seja, exercem um encargo público que compõe um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário, mesmo que não seja um agente do Estado.

Assim sendo, os advogados são profissionais liberais que devem possui bacharel no curso de graduação de Direito e também devem ser autorizados pelas instituições competentes de cada país a exercer a representação dos legítimos interesses de pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado ou seja, o advogado eve exercer o jus postulandi.

Os advogados são umas das peças essenciais para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo. Eles atuam para prevenir problemas de futuros e eventuais litígios, seja “auditando” ou “controlando”, fazendo uso da terminologia da Ciência da Administração. Além disso, os advogados prestam consultoria jurídica que consiste na verificação de negócios importantes sob o aspecto legal.

Os advogados porem ser especialistas em uma área ou ramo do Direito, como na área trabalhista, na área criminal, área civil, ambientalista, administrativa, comercial, na área da tecnologia da informação, consumidor, tributária, entre muitas outras.

Aqui no Brasil há algumas regras para que um indivíduo formado em Direito possa se tornar um advogado. Ele deve realizar o Exame da Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil, a famosa OAB, que é uma prova instituída por lei (Estatuto da OAB – Lei Federal 8.906/94, art. 8º, inciso IV). Ele ocorre em todo o país três vezes ao ano, devendo conseguir ser aprovado. Para conseguir a aprovação no Exame de Ordem, o candidato deve acertar o percentual mínimo de 50% das provas objetivas (questões com cinco alternativas sendo apenas uma a correta) e obter nota mínima de 60% em prova de caráter subjetivo (uma peça processual privativa de advogado, valendo 5 pontos, e 4 questões subjetivas – cada uma valendo 1,25 ponto, totalizando 10 pontos como o máximo). Atingindo tais níveis e passando em todas as etapas, o advogado pode começar a exercer a sua profissão pois está inscrito nos quadros da OAB.

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*