Saiba como registrar uma marca

Criatividade é tudo. De diferentes formas alguma vez na vida ouvimos essa frase. E com o decorrer do tempo, quando nosso poder de analise se torna mais preciso e temos mais claro o que é a crregistro de marcaiatividade, no sentido literal da palavra, constatamos que sim! Essa frase é verdadeira.

Pensando nisso e, também, em proteger a criatividade daqueles que ousam fazer alguma coisa única e original, o escritoriodeadvocaciablog decidiu trazer a seus leitores algumas indicações breves de como proceder quando o assunto é: registrar uma marca.

Primeiramente, gostaríamos de definir o conceito de marca para então partirmos para o processo de registro. Então, vamos lá!

Marca é um sinal visual que identifica produtos e serviços, um patrimônio de muito valor, pois, carrega consigo, a identidade da empresa.

O certificado que assegura o registro de uma marca equivale a uma escritura, se estamos falando de um patrimônio. Registrar uma marca no instituto nacional da propriedade privada é a única garantia existente que pode impedir, de forma legal, qualquer copia realizada.  Além disso, a marca só terá valor econômico se estiver registrada no órgão.

As marcas são responsáveis pela distinção entre os produtos de mesma gama, permitindo que os diferentes fabricantes sejam identificados.

Há tipos distintos de marcas. As marcas coletivas, por exemplo, existem para identificas produtos e, ou, serviços de determinada entidade onde existem muitos beneficiários devido ao uso da mesma.

Os passos para que você possa registrar sua marca são os seguintes:

  • Busca da Anterioridade: Verifique se existe alguma marca igual e, ou, similar a sua que já esteja registrada no INPI.
  • Deposito: O registro de marca é realizado através de um formulário onde se deve especificar informações e dados sobre a “nova marca” em questão.
  • Exame do Pedido: Depois de preenchido o formulário e feito o depósito o pedido será examinado e o protocolo de registro será fornecido pelo INPI. Após aprovado o processo passados 60 dias a marca se tornará pública através de uma publicação na revista de propriedade intelectual

No comments yet.

Deixe um comentário

*