Um controle financeiro para controlar sua vida

controle financeiro

Já sentiu que sua vida possa estar de pernas para o ar? Ou então, pior, que sua vida financeira não está indo nada bem ou como você gostaria que estivesse? Pois é, é bem difícil lidar com situações assim, principalmente quando se relacionam a coisas importantes e decisivas como dinheiro, que pode influenciar bastante na sua vida, melhorando-a ou a piorando.

Mas mesmo sendo difícil, você pode encontrar uma solução que nós vamos te falar: faça um controle financeiro! É uma ótima forma de saber o que está acontecendo com o seu dinheiro, planejar mudanças e novos objetivos e, é claro, alcançar tudo isso. Mas não é tão simples também: um controle financeiro requer comprometimento, responsabilidade e disciplina, não podendo ser deixado de lado – você deve levá-lo bastante a sério para que consiga melhorar a sua vida!

Para começar o seu controle financeiro, faça uma planilha no seu computador, em algum caderno ou baixe um software financeiro pessoal oferecido por diversas empresas, mas que geralmente é pago. Caso dinheiro seja uma coisa que não está sobrando, você pode pesquisar na internet por modelos de planilhas financeiras, mas nunca as copie totalmente. Uma planilha deve ter a cara de seu dono, pois deve falar da sua vida, exclusivamente, e mostrar tudo o que ocorre nela e se relaciona a dinheiro.

Assim, crie as colunas com os meses e nas linhas vá inserindo as receitas, isto é, todo o dinheiro recebido no mês, e depois, separadamente, as despesas, todo o dinheiro gasto naquele mês. Não esqueça de nada, mas caso não se lembre de todos os itens no momento em que está construindo sua planilha, vá preenchendo-a mais tarde, quando for relembrando o que falta.

Portanto, quando os gastos ou recebimentos forem ocorrendo, entre em sua planilha e vá inserindo seus valores, até que, no final do mês, você possa obter o total de gastos e o total de recebimentos e, a partir disso, gerar o saldo, que pode ser positivo (ou seja, sobrou dinheiro, pois você gastou menos do que ganhou), ou negativo, que é algo ruim. Assim, o saldo é uma maneira de você verificar como foi aquele mês e, a partir dele, você pode visualizar o que pode ser mudado em sua forma de gastar e ganhar dinheiro, cortar gastos, reavaliá-los e traçar objetivos para ir cumprindo junto com sua planilha!

No comments yet.

Deixe um comentário

*