5 Desafios de SEO no Design Responsivo

Design responsivo tem sido considerado a solução de todos os problemas por vários profissionais da área.  Não é grande novidade levando em conta a habilidade de levar a informação da forma que ela tem que ser vista em todos os dispositivos com acesso à internet.  Dito isso, essa moda está se mostrando algo que é 8 ou 80.  Ou as pessoas recomendam ou desaprovam, sem nenhum meio termo.  Para aqueles que são contra, talvez os problemas de SEO no design responsivo não deve ser algo completamente desconhecido.

1. Questões estruturais

Na internet, marketing e os objetivos de SEO geralmente são fáceis de se alinharem.  Como resultado, é possível implementar recursos criados para cativar o visitante do site com conteúdo otimizado, perfeitos para os mecanismos de busca trazerem mais visitantes ao seu site.  A própria natureza do design responsivo pode criar uma situação onde você se verá obrigado a escolher ou um ou outro.  Então, se você quiser destacar alguns componentes, como um aplicativo ou mesmo um formulário, isso poderá causar um problema de SEO ou valor de marketing dependendo da estrutura do seu site.

2. O Dilema da Velocidade

Você deve saber que velocidade está entre um dos muitos fatores que o Google leva em consideração quando está avaliando o rank de um site.  O que significa que, se as suas páginas forem muito lentas para carregar, praticamente se arrastando, isso vai te custar e muito no quesito SEO.  Isso só faz sentido nos olhos do Google, porque uma página lenta obviamente não deveria ter o mesmo valor que uma que oferece ao usuário uma experiência veloz.

Sites responsivos geralmente são um pouco mais lentos que os outros sites que foram desenvolvidos especificamente para usuários móveis.  Existem várias razões para isso, incluindo o fato de que eles são cheios de códigos e conteúdo, o que dá mais para o navegador processar.  Por causa do aspecto velocidade, empresas ganharam o costume de fazer duas versões do mesmo site – uma para os computadores tradicionais e outra mais simples e otimizada para rodar nos smartphones.

3. Falta de Variação de Palavras-Chave

A internet para computadores tradicionais não suporta completamente as versões móveis ou valor de SEO.  Sobre o SEO, isso quer dizer que as mesmas palavras-chave usadas nos computadores nem sempre produzem a mesma visibilidade do que aquelas usadas nos dispositivos móveis.  Isso coloca o design responsivo em desvantagem, já que foi criado para entregar o mesmo conteúdo, com palavras-chave e tudo mais, em cada plataforma disponível. Como resultado, você pode mais uma vez ter que fazer um sacrifício, dessa vez, na escolha de onde você quer mais visibilidade.

4. Modificações na URL

O design responsivo elimina a necessidade de ter duas versões e duas URLs para o seu site.  Isso parece até bom de primeira, mas é um tiro no pé no quesito SEO.  URLs são muito importantes para o processo de otimização, em termos de ranking e indexação.  Então, qualquer mudança feita, é um risco que você corre.  Mexer na URL é uma coisa.  Se livrar dela são outros quinhentos.

5. A Experiência do Usuário

A experiência do usuário tem um impacto maio no SEO do que você pensa.  Digamos que o seu site é conhecido por um jogo em Java, desses que a gente acha pelo Facebook.  Nesse caso, o design responsivo pode impedir que o usuário aproveite o conteúdo que eles vieram ver, mesmo com todo o seu esforço de SEO.  Por exemplo, visitantes usando dispositivos móveis podem ter problema com o aplicativo Java necessário para rodar o jogo, mesmo estando na primeira posição nos mecanismos de busca.  Isso pode resultar em diminuição de tráfego e pode afetar negativamente o ranking do seu site.

O Quadro Geral

Um artigo na Search Engine Land nos diz que sites com design responsivo estão perdendo mais de 10% da internet móvel.  Esse número, como muitas estatísticas, pode ser bem enganador, mas mesmo assim, deve ser visto como atenção.  O fato é que o conceito responsivo, na maioria dos casos, pode melhorar os seus esforços de SEO, e também pode ser ruim em outros quesitos.  Além do mais, qualquer um considerando esse método deve levar em conta os prós e os contras e mais importante, criar uma estratégia que faça com que o positivo supere o negativo.

Fontes:
http://searchengineland.com/how-common-are-seo-problems-with-responsive-web-design-152672

No comments yet.

Deixe uma resposta

*