A importância da água filtrada

Muita gente esquece o quanto a água é importante para uma vida saudável e não bebem a quantidade diária recomendada. Mal elas sabem que a deficiência constante pode causar sérios problemas, colocando nossa saúde em risco. Afinal a água é a segunda substância mais importante para o organismo depois do oxigênio. Não basta só beber água, ela deve estar filtrada ou purificada por meio de filtro ou purificador que utiliza algum elemento filtrante para tornar a água ideal para o consumo humano. Existem diferentes modelos de elementos filtrantes e cada um funciona de uma forma, sendo este indispensável para o cotidiano.

Elemento vital

Água PotávelA água é a substância mais presente no organismo, sendo um componente essencial de todos os tecidos do corpo. Mesmo não tendo em sua composição nenhuma caloria, sem água não é possível viver. Para se ter uma ideia se o ser humano perder 20% da água do corpo já pode morrer e se perder apenas 10% já pode ser vítima de distúrbios graves. Um adulto pode viver até 10 dias sem água e uma criança, apenas 5, entretanto, sem alimento essa pessoa vive por semanas.

Ela ainda desempenha uma gama de funções essenciais para a vida humana. Ela é essencial para a digestão de alimentos, para a absorção e para o transporte de nutrientes, reduz a toxidade do corpo, ajuda a manter a temperatura do corpo estável, proporciona uma camada para proteger as células do corpo, inclusive quando estamos sendo gerados, sob a forma de líquido amniótico ainda no útero da mãe. Além disso, a água é a base para todos os tecidos do corpo humano, fornecendo também a base para o sangue.

Água filtrada e purificada

A água que chega as torneiras passa por um processo de filtração que melhora a sua qualidade. Ela pode vir de mais de uma fonte, como rios, represas e outros, mas nem sempre ela está boa para o consumo humano e por isso passa por diferentes processos até chegar nas casa das pessoas. Entretanto canos enferrujados, caixas sujas e outros agravantes podem comprometer a qualidade e por essa razão é importante ter um filtro ou purificador de água em casa.Elemento Filtrante

O elemento filtrante tem o objetivo de melhorar a qualidade da água já tratada, retirando impurezas que podem comprometer essa qualidade. Os filtros mais comuns são os de barro, que utiliza uma vela como elemento filtrante, o purificador de osmose reversa, que utiliza uma membrana de osmose reversa ou carvão ativado. Esses dois últimos elementos são utilizados para a filtração de vários elementos além da água, como gases e agentes químicos.

Atualmente, estima-se que mais de 50% dos lares brasileiros possui algum sistema de filtração ou tratamento doméstico da água e o número não para de crescer. Por mês são vendidos mais de 250 mil purificadores no país e cada um deles com preços e características diferentes. Ao escolher um deles, busque um que possua selo do Inmetro, que atesta sua qualidade. No mercado quase 70% dos modelos já possuem essa certificação, que atesta que o purificador ou filtro será capaz de retirar as impurezas e oferecendo uma água limpa e livre de agentes nocivos a saúde.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*