A pele do rosto é mais frágil e vulnerável que a do corpo: Dicas práticas

Uma das principais funções da pele é proteger a superfície do corpo e armazenar vitaminas (principalmente a vitamina D). A pele do rosto é mais frágil e vulnerável que a do corpo. Assim devemos ter cuidados especiais com ela.

Para teres apenas coisas boas para mostrar, adopta uma postura positiva perante a vida. Isso já deixa a tua expressão bem mais suave. Mas se quiseres ser bonito/a por inteiro precisas de cuidar da tua beleza exterior também. Isso quer dizer tratar a pele todos os dias.

Beautiful young woman applying organic cosmetics to her skin

Se és rapaz, não aches que isto é “mariquice” de mulheres. Olha que uma pele bem cuidada, limpa, cheirosa é muuuuito agradável para o sexo oposto. Imagina o que tu achas da pele delas… Pois. Elas acham o mesmo da tua.

A limpeza de pele proporciona uma melhor lubrificação da pele, ou seja, ela reequilibra a camada hidro-lipídica (água + óleo) que mantém a qualidade original da pele. Essa camada é formada através da água (suor), produzida pelas glândulas sudoríparas e pelo sebo, produzido pelas glândulas sebáceas.

Durante o procedimento da limpeza de pele, executa-se uma remoção da sua camada superficial (através de uma esfoliação mecânica) e assim libera-se a transpiração normal da pele. Em seguida com a extracção dos comedões (cravos) e da drenagem das pústulas (borbulhas amarelas), liberta-se a produção normal do sebo que lubrifica a pele.

Como não existe uma idade pré-definida para se começar a fazer limpezas à pele, sugerimos-te que a comeces a fazer a partir do momento em que surgirem os primeiros cravos/borbulhas, o que normalmente acontece no início da puberdade.

Beautiful Girl Touching Her Face. Beauty Face.

Para limpar a pele, usa o creme de limpeza para remover a oleosidade que se acumulou durante a noite e eliminar os resíduos da poluição. Isso deve ser feito pela manhã e antes de dormir (usa um produto específico para o teu tipo de pele). Começa pela testa, espalhando o produto do centro em direcção à raiz do cabelo. Na região dos olhos, faz uma pequena massagem de fora para dentro.

No queixo, nariz e maçã do rosto, faz movimentos circulares. Quando enxaguares, dá preferência à água morna ou fria (a quente resseca a pele).

Dicas práticas

  • De vez em quando podes reforçar a limpeza com uma esfoliação. Mas não exageres: usa o esfoliante uma vez por mês, se tiveres a pele seca, ou uma vez por semana se ela for oleosa.
  • Sempre que necessário faz uma limpeza de pele com um/a esteticista.
  • Usa uma loção tónica para tirar os resíduos dos cremes de limpeza e equilibrar o PH da pele, evitando que ela fique a repuxar.
  • Evita os produtos que tenham álcool.
  • O hidratante vem logo depois da loção tónica e é indispensável, pois uma pele ressecada enruga com muito mais facilidade.
  • Evita problemas, escolhe um produto específico para a tua pele.

O sol mancha, enruga e resseca a pele. E o pior é que todos aqueles Verões na base da pele vermelha ficaram gravados nas tuas células e, mais dia, menos dia, vão dar sinais de vida. Contra isso não podes fazer nada, mas o que vai acontecer daqui para a frente está nas tuas mãos. Para facilitar, podes usar um hidratante que já tenha filtro. Caso o teu não seja assim, aplica o filtro alguns minutos depois.

Viver com rugas de preocupação acaba por marcar a pele definitivamente. Mas, toda vez que sorrires, relaxas os músculos do rosto, oxigenas a pele, ficas mais bonito/a e, por consequência, mais jovem também. Pensa nisso todas as vezes que estiveres amuado/a!

Tipos de pele

Photo by Tom Merton

Pele Normal

Este tipo raro de pele é suave, fresca, elástica, macia, aveludada, com poros fechados e tem um brilho translúcido. Pessoas que têm este tipo de pele devem usar sabonete de glicerina ou o mais suave possível.

Pele Oleosa

Este tipo de pele ocorre frequentemente em mulheres que possuem entre 15 a 35 anos de idade, a pele é macia, brilhante, mais resistente ao sol, ao vento, e tem a grande vantagem de manter o rosto jovem mais tempo. A desvantagem é que são mais propensas a borbulhas…

Os poros são abertos e a pele pode ter aparência vulgar, principalmente porque o óleo acumula muita sujidade. A limpeza da pele oleosa deve ser diária, mas suave, para não estimular as glândulas sebáceas a produzir óleo.

Pessoas com este tipo de pele devem usar sabonete de glicerina ou o mais suave possível, evitando qualquer tipo de creme gorduroso ou óleo e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna.

Pele Seca

Já este tipo de pele é fina, frágil, sem brilho, sensível, translúcida, bem esticada e com poros bem fechados. Requer cuidados desde a adolescência, pois tem a tendência de ficar mais seca e mais sensível com o tempo.

Geralmente neste tipo de pele as rugas aparecem mais cedo, por isso requer mais cuidado. A pele seca necessita de um sabonete que tenha ingredientes hidratantes, um creme de limpeza oleoso, tonificantes sem álcool, entre outros cuidados especiais.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*