Ansiedade Generalizada – Sintomas e Causas

Existe uma necessidade crescente de alertar a sociedade para a compreensão de certas perturbações mentais e consequente identificação dos seus sintomas. A ansiedade generalizada é uma das perturbações que surge mais comummente nos indivíduos passando muitas vezes despercebida quer pelo doente, quer pelos seus familiares.

controla a ansiedade com exercício físico

Sintomas

A preocupação excessiva e incontrolável acerca dos acontecimentos é um dos sintomas centrais desta psicopatologia remetendo-se a um variado leque de áreas da vida do paciente (preocupação com questões profissionais, económicas, tarefas rotineiras, critica social, etc.).

Caracteristicamente a ansiedade generalizada conduz também o individuo que dela padece a experienciar agitação, nervosismo, dificuldades de concentração, maior irritabilidade e ainda recorrentemente dificuldades em manter o sono.

O reconhecimento precoce deste tipo de sintomas e a consequente procura de ajuda médica contribui assim fortemente para minimizar o impacto, crescentemente notório, da perturbação nos diferentes níveis da vida dos doentes. O insucesso profissional é muitas vezes a primeiro indicador que leva o individuo a aperceber-se de algumas alterações no seu funcionamento.

Por outro lado, a criação de relações conflituosas, devido sobretudo ao grau excessivo de irritabilidade, é mais notória para quem com ele convive diariamente. Muitas vezes a esta condição clínica estão ainda subjacentes sintomas somáticos como suores, náuseas e diarreia que levam à procura, numa primeira fase, de especialistas em problemas gastrointestinais.

Causas

Importa por último salientar, que as causas que conduzem ao aparecimento de problemas de ansiedade podem ser diversificadas sendo fundamental explorar a história clínica do doente, na tentativa de encontrar todos os fatores que despoletaram a perturbação e que a mantiveram, agindo mesmo como reforçadores da sintomatologia.

A exposição a períodos de grande estresse (por exemplo, mudança de emprego) é assim um fator que precipita, em diversas situações, a manifestação da doença. A associação desse fator a características de personalidade marcadas pelo perfeccionismo pode ainda facilidade o seu aparecimento.

Saiba mais sobre Ansiedade

No comments yet.

Deixe uma resposta

*