Carro conceito: entenda sua importância

Muitos até não sabem o que é, mas a maioria já viu um carro conceito uma ou mais vezes, ao vivo em salões de automóvel, ou por imagem na internet, jornal e televisão, mesmo sem se dar conta disso. O carro conceito nada mais é do um veículo experimental no qual a indústria de automóveis aplica novos conceitos ainda não empregados – tais como estética, tecnologia, design e outros – e exibe seu protótipo ao público, o mercado e os meios de comunicação especializados no assunto.

Portanto, toda vez que você observar um carro diferente, que parece vindo do futuro, com opções que nunca ouviu falar, às vezes nem em carros da Fórmula 1, e que também não é visto (ainda) no Consórcio Volkswagen, significa que está tendo o privilégio de ver um carro conceito.

consórcio volkswagen

Mas por que privilégio? E por que eles não estão à venda? Qual o objetivo e importância do carro conceito? Todas as respostas a partir de agora:

Objetivo do carro conceito

Um carro conceito tem como seu principal objetivo inspirar a criação de novos veículos originários dos fundamentos estéticos, técnicos e tecnológicos incorporados em seus protótipos.

Ou seja, trata-se de um exercício de estímulo para que os designers e demais especialistas enxerguem novas possibilidades para carros de rua que possam ser revendidos ao consumidor no futuro.

A importância do carro conceito

Sua importância está no fato de que o carro conceito serve de teste para a reação do público e setores especializados venham a ter do que foi mostrado.

É por meio dos carros conceito que a tendência da indústria automobilística é direcionada. Caso a reação seja positiva, os designers continuam seu caminho sabendo que é o correto. Caso contrário, as ideias são interrompidas e novos conceitos começam a emergir para substituir o que deu errado.

Também são apresentados com o intuito de esclarecer suas possibilidades em níveis tecnológicos e sustentáveis. Um exemplo são os primeiros carros conceito elétricos, nova tendência mundial, que apresenta novos e sustentáveis modelos todos os anos em diversos salões de automóvel.

Com isso, carros elétricos mais acessíveis estão surgindo no mundo e, em breve, serão a nova moda. Em grande parte, graças ao carro conceito.

O privilégio de ver um carro conceito                                                                                                                

A exibição de um carro conceito é comparável a um desfile de moda. Tudo que exposto precisa ser belo e diferente.

O desenho arrojado é uma marca dos carros conceito, sempre associados aos filmes de ficção científica e a exercícios da imaginação sobre como serão os carros do futuro. O carro conceito é a oportunidade rara de enxergar o futuro se desfraldar diante de seus olhos e ver os modelos de carros que podem ocupar as ruas do planeta inteiro nas próximas décadas.

Carros conceito que viraram realidade

Nos próximos anos, o carro conceito de hoje será o que o do passado é agora. Muito do que foi exibido nos carros conceito do passado, está disponível nas lojas de hoje, à venda no Brasil e no mundo.

É verdade que um carro conceito pode nunca chegar integralmente nas concessionárias – e é o que geralmente acontece – porém, é fato que partes dele chegarão. Mais cedo ou mais tarde.

Seja uma pequena inovação nas poltronas aos com motores híbridos (que funcionam com base em diferentes formas de energia), que agora desfilam como carro conceito em todo planeta em busca de maneira mais viável de torná-lo realidade.

Esta é a principal meta do carro conceito, esculpir a maneira como os carros do futuro chegarão em nossas garagens, mais seguros, inovadores, velozes e com designer de tirar o fôlego.

 

 

No comments yet.

Deixe uma resposta

*