Classificação de vinhos

tipos de vinhos
Existem vários tipos de classificações no vinho, ele pode ser classificado por sua classe, sua cor e o seu teor de açúcar, nesse texto, vai se falar de duas dessas classificações, por sua cor e por seu teor de açúcar.

Tipos de vinhos:

O vinho classificado por sua cor depende do tipo da uva que ele é feito, pode ser branco, tinto ou rose.

O vinho tinto é produzido a partir das variedades de uvas tintas, que são as uvas mais comuns do mundo e por isso é o vinho mais produzido e consequentemente consumido do mundo. Suas cores advêm dos pigmentos presentes nas cascas das uvas escuras ou pretas, como são classificadas no Brasil. Só no Brasil, principalmente no sul do país, foram produzidos mais de 170 milhões de litros em 2013, o que é um ótimo dado.

Já o vinho branco é preparado com as uvas brancas, mais raras e difíceis de serem plantadas, ainda que possa ser feito com a polpa das uvas pretas. A grande questão é desprezar a casca da fruta durante a sua fabricação, garantindo uma maior qualidade e sabor mais refinado. Esse tipo de vinho ainda não é tão apreciado no Brasil, por ser mais doce e mais enjoativo para o gosto brasileiro.

O último tipo de vinho classificado conforme a sua cor é o vinho Rosé, que não é claro nem escuro, ele é produzido a partir de uvas pretas especificas, cuja casa liberam pouca tinta.

Para os paladares menos refinados, é possível fazer o vinho Rosé apenas misturando alguns vinhos brancos de mais baixa qualidade, mas, não é o aconselhável beber vinhos misturados.

O último tipo de classificação do tipo vinho é a quantidade de açúcar fermentando, ou seja, álcool usado nele, conforme a sua fermentação ele pode ser nomeado em doce ou suaves, meio doces ou meio secos ou secos. Até até 5 gramas de açúcar por litro ele é considerado seco de 5 a 20 gramas de açúcar por litro ele é considerado Meio Doce e acima dessa quantidade ele é considerado suave.

Essas foram algumas classificações do vinho, conforme algumas das suas características, existem alguns outros atributos que podem ser considerados e que não foram comentados nesse texto.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*